Atendimento: (55) 3781 - 4362 Chefia de Gabinete

PAIS PARTICIPATIVOS: PARCERIA FUNDAMENTAL NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS

PAIS PARTICIPATIVOS: PARCERIA FUNDAMENTAL NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS

Data: 29 de fevereiro de 2024
Durante a jornada pedagógica deste ano, a Secretaria Municipal de Educação – SME promoveu diversas ações voltadas aos segmentos escolares. Uma das iniciativas envolveu conversas com os pais nas escolas EMEF Rui Barbosa, EMEF Antônio João, EMEF Antonio Liberato, EMCMEF São João, EMEF Sol Nascente e EMEI Vovó Amália. Em parceria com o sistema de ensino FTD, foi realizada a palestra “Pais Brilhantes Educam Seus Filhos em Parceria com a Escola”, ministrada pela psicóloga Andrize Zettermann.
O evento destacou a importância da participação ativa dos pais no desenvolvimento e sucesso educacional de seus filhos. A presença e o apoio dos pais na vida escolar dos alunos têm impactos significativos no desempenho acadêmico, criando um ambiente propício para o aprendizado.
Diversas práticas foram ressaltadas como formas de envolvimento dos pais na educação de seus filhos. Comparecer às reuniões escolares, fazer visitas à escola quando não puder estar presente nas reuniões, estabelecer regras em relação ao uso de eletrônicos, criar um espaço adequado para o estudo em casa, auxiliar nas lições de casa, perguntar sobre o dia de aula, participar dos eventos promovidos pela escola e cultivar o hábito da leitura são algumas das maneiras pelas quais os pais podem fortalecer a parceria com a escola.
Essa colaboração entre pais e escola é essencial para o desenvolvimento integral das crianças e jovens, contribuindo para a construção de uma base sólida para seu futuro. Ao estabelecer essa parceria, os pais não apenas fortalecem o vínculo com seus filhos, mas também promovem um ambiente favorável ao crescimento e ao aprendizado.