REALIZADO O 1.º SEMINÁRIO MUNICIPAL DE 🤱 ALEITAMENTO MATERNO DO MUNICÍPIO DE SANTO AUGUSTO

Data: 3 de agosto de 2022
Sempre com o intuito de trazer novidades, a Administração Municipal via Secretaria de Saúde — SMS e com apoio da Secretaria de Habitação, Assistência Social e Cidadania — SEHAS e do Hospital Bom Pastor realizou nesta quarta-feira (03 – 08), nas dependências do salão de eventos do Sicredi, o I Seminário Municipal de Aleitamento Materno com o tema: “Fortalecer a amamentação, educando e apoiando”.
Sabe-se que o aleitamento materno é perfeito e adequado para a nutrição e as necessidades imunológicas de uma criança e ajuda a prevenir infecções. A amamentação promove o vínculo entre mãe e filho, proporciona segurança alimentar aos lactentes desde o início da vida, contribuindo para a segurança alimentar de toda a família.
A organização mundial da saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo nos primeiros 6 meses de vida, seguido de amamentação continuada, com alimentos complementares adequados, por até 2 anos ou mais e também recomenda o contato pele a pele precoce e ininterrupto, alojamento conjunto e cuidados “mãe, canguru” que melhoram significativamente a sobrevida neonatal e reduzem as morbidades.
A amamentação, não diz respeito apenas ao ato da mãe alimentar o filho nos primeiros meses de vida, mas também sobre o cuidado, o vínculo e o apoio social e familiar para garantir o sucesso dessa prática.
O evento é realizado afim de celebrar o agosto dourado, sendo criado pela OMS como campanha devido à necessidade de incentivar o aleitamento materno, tanto para as famílias, quanto aos profissionais de saúde.
Pela manhã aconteceram os pronunciamentos através do Vice-prefeito no exercício do cargo de Prefeito Municipal, Vanderlei, da Secretária de Saúde, Carolina e da membra do banco de leite do HCI, Danieli e também apreciaram a exposição “gotas de amor” com fotos de algumas mães participantes do projeto.
Já no período da tarde a programação teve sequência com roda de conversa e a participação de vários profissionais dando seus depoimentos e oficina de incentivo ao aleitamento materno.