A Secretaria Municipal de Saúde — SMS, reforça o comunicado a população que está valendo a vacinação em idosos acima de 60 anos com a vacina bivalente contra covid-19 (imunizante que combate variantes mais atuais do coronavírus), e também para pessoas imunocomprometidas a partir dos 12 anos ( indivíduos cujo sistema imune não funciona como deveria e são considerados grupos de risco porque têm maior probabilidade de desenvolver formas graves da Covid-19 e, portanto, são prioridade na vacinação). Lembrando que é importante as pessoas, destas faixas etárias, fazerem o agendamento prévio na sua UBS.
A secretária da Saúde do estado, Arita Bergmann destaca que: “Quanto antes a população de 60 anos ou mais estiver vacinada, melhor. Assim, estaremos dando a proteção individual e a proteção coletiva necessária, ou seja, cuidando das pessoas e evitando a covid-19”, salientou.
Sobre a vacina bivalente:
A vacina bivalente atua contra cepas mais atuais do coronavírus. Ela protege contra às duas principais variações da Ômicron, que geram maior preocupação, pois, foram as responsáveis por boa parte de casos na última grande onda nacional. Por ser mais específica, a vacina bivalente tem maior potencial de desenvolver imunidade, principalmente naquelas pessoas que, de alguma maneira, têm um sistema imunológico mais enfraquecido.