Atendimento: (55) 3781 - 4362 Chefia de Gabinete

SMS E EEEFFA ATRAVÉS DE PROFISSIONAIS ORIENTAM ALUNOS SOBRE ALIMENTAÇÃO SUADÁVEL

SMS E EEEFFA ATRAVÉS DE PROFISSIONAIS ORIENTAM ALUNOS SOBRE ALIMENTAÇÃO SUADÁVEL

Data: 16 de agosto de 2022
A Secretaria Municipal de Saúde de Santo Augusto — SMS, juntamente com a Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco Andrighetto (EESFFA Grupo), por meio da nutricionista Simone B. Rozin e da enfermeira coordenadora das ações Julia S. Flores com o apoio da estagiária Jéssica Lauer Prates acadêmica de Nutrição da universidade Federal de Santa Maria — UFSM, desenvolveram atividades de Educação Alimentar e Nutricional com os alunos do 1°, 3° e 4°ano do turno da tarde e com alunos do 5° ao 9° ano durante a manhã.
O objetivo da atividade foi informar e orientar as crianças e adolescentes sobre como ter uma alimentação equilibrada para crescer com saúde, seguindo as orientações do fascículo 4 e 5, que tratam de protocolos de uso do Guia Alimentar na orientação de uma alimentação saudável.
A atividade demonstrou quais alimentos devem estar mais presentes na alimentação e quais devem ser evitados, enfatizando a importância de comer alimentos in natura como frutas, verduras e legumes e minimamente processados como arroz e feijão, e alertando sobre os malefícios e riscos de uma alimentação com excesso de alimentos ultraprocessados como, as bebidas adoçadas, macarrão instantâneo, salgados industrializados, bolachas salgadas e recheadas, refrigerantes, bebidas lácteas, entre outros.
Para demonstrar a quantidade de sódio, açúcar e gorduras presentes nesses alimentos, foi utilizado o rótulo de alguns alimentos e as quantidades de nutrientes em cada um deles. Também foi ensinado como fazer a leitura dos rótulos, almejando dar empoderamento a eles para saberem o que estão consumindo e como ensinar a família a fazer escolhas melhores.
Outro assunto enfatizado foi sobre a importância de comer em local adequado, ao redor da mesa com os familiares, e principalmente sobre comer com atenção e longe de distrações como as telas da TV ou celulares.
Foram oferecidas a eles opções mais nutritivas de lanches para substituírem os ultraprocessados, deixando essas refeições mais nutritivas. A escola, por ser um ambiente social onde as crianças e adolescentes passam boa parte do seu tempo, constitui um espaço estratégico para promover práticas educativas e incentivar os indivíduos a adotarem hábitos de vida mais saudáveis e mantê-los durante a vida adulta, pois, uma alimentação equilibrada é fundamental para a promoção da saúde, uma vez que o consumo alimentar inadequado é um importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças, como, por exemplo, as doenças crônicas não transmissíveis como diabete, hipertensão e dislipidemias.