O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEA de Santo Augusto, o qual possui entre suas competências articular, mobilizar a sociedade civil, coordenar de forma integrada órgãos estatais, promover ações voltadas ao combate à miséria, fome, a desnutrição em âmbito municipal.
Possui também como competência organizar e implementar a Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Com esse objeto realizou na manhã de terça-feira, 14 de junho, no auditório do IFFar – Instituto Federal Farroupilha, a Pré-Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional no município, que contou com a participação dos conselheiros municipais e dos estudantes do curso técnico em Alimentos integrado ao ensino médio, o tema da palestra foi “A fome no Brasil: raízes históricas e sociais do nosso dilema contemporâneo” ministrada pelo professor Felipe Riccio, relacionado ao tema das Conferências Municipais “A Fome Voltou! Medidas Já”.
Segundo o professor condições da miséria no país deixam raízes profundas, sendo parte da nossa formação sócio-histórica, relação direta com o desenvolvimento do capitalismo brasileiro, sendo a fome uma violação dos direitos humanos, significando não apenas falta de renda ou não acesso aos alimentos, mas também o não acesso à terra, precárias condições de saúde e habitação, falta de saneamento básico, etc.
“Portanto, o combate à fome não pode se restringir a ações individuais ou ao fornecimento puro e simples de cestas básicas. Fome não é algo natural, trata-se de um fenômeno alicerçado em diversos processos de exploração econômica” destaca o professor.
O CONSEA está organizando ainda a 1º Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional prevista a acontecer dia 06/07/2022 no auditório da SICREDI, sendo o evento aberto a toda a comunidade interessada em debater e propor ações para o âmbito municipal, estadual e federal.