PREFEITA E SECRETÁRIA DE FINANÇAS RUMAM A BRASÍLIA

Data: 1 de julho de 2024
Com a recente queda de 40,9% na arrecadação do ICMS, é necessária uma forte mobilização dos prefeitos e prefeitas do Rio Grande do Sul em Brasília.
A Prefeita Lilian Fontoura Depiere e a Secretária de Finanças Liziane Rotilli de Souza, junto com mais de 400 gestores municipais gaúchos, estão se dirigindo a Brasília nesta segunda-feira, 1º de julho de 2024. A mobilização na Capital Federal é para a Marcha a Brasília pela Reconstrução dos Municípios do Rio Grande do Sul, evento promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) em parceria com a Famurs. O encontro, que acontece nos dias 2 e 3 de julho, visa promover o avanço de medidas emergenciais e estruturantes para o restabelecimento das localidades afetadas pelas enchentes no RS.
O Rio Grande do Sul vive um dos momentos mais difíceis de sua história. Por isso, é importante que a Famurs e a CNM dialoguem com o governo federal e o Congresso Nacional, buscando, com diálogo e união, a reconstrução do estado. “Vamos buscar o socorro necessário: a recomposição do ICMS e do ISS, e um FPM extra aos 402 municípios que ainda não receberam esse valor, que ajudará na recuperação das estradas e das cidades e, principalmente, para reerguermos a quarta maior economia do Brasil, que paga mais de R$ 100 bilhões em impostos”, frisou o presidente da Famurs e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda.
Durante os dois dias de Marcha, os gestores discutirão com deputados e senadores sobre recursos extras para os municípios gaúchos. Entre as demandas estão o auxílio financeiro para todos os municípios, e não apenas para os em calamidade; a garantia da recomposição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM); e a flexibilização para uso dos saldos disponíveis nos cofres municipais.