A Administração Lilian/Vanderlei dá mais um passo significativo na redução do déficit habitacional com o início da construção de novas moradias, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, anunciado em abril pelo Governo Federal.
Na última terça-feira, 5 de novembro de 2024, foi realizado o ato de entrega dos Alvarás de Construção para o primeiro lote do Núcleo Residencial Recomeçar 1 e 2. A cerimônia aconteceu na sala da Secretaria Municipal de Supervisão e Planejamento (SESUPLAN) e contou com a presença do Vice-Prefeito Vanderlei Carpes Martins, do Secretário Eugênio Frizzo e demais membros da equipe. O documento foi entregue a Jaqueline Branco, representante da Cooperativa de Trabalho, Habitação e Consumo Construindo Cidadania (COOTRAHAB), empresa responsável pela execução das obras.
Com a entrega dos alvarás, a COOTRAHAB está oficialmente autorizada a iniciar a construção das 50 unidades habitacionais previstas para o primeiro lote. A empresa dará início à instalação do canteiro de obras no local, dando andamento ao projeto.
O segundo lote, com mais 25 casas, já está em fase final de preparação, e em breve será dado prosseguimento às obras, totalizando 75 unidades.
O terreno, de propriedade do município, ocupa uma área de 12.671,81 m² e está localizado na Rua José Maroso, no Bairro Petrópolis. Recentemente, foram concluídos os serviços de terraplanagem e as obras de infraestrutura, que incluem energia elétrica, água, pavimentação e drenagem, sob responsabilidade da Prefeitura, os projetos já estão aprovados, e os processos licitatórios estão em andamento. A conclusão da infraestrutura está prevista para ocorrer junto à entrega das casas.
Além disso, a Prefeitura está analisando os projetos e a documentação relacionados ao terceiro lote, que prevê a construção de 38 casas de forma pulverizada, em terrenos já pertencentes aos beneficiários. Esse processo está sendo acompanhado pelos técnicos municipais.
Vale lembrar que, no início de 2022, a Secretaria de Habitação, Assistência Social e Cidadania (SEHAS) realizou as inscrições das famílias, conforme o edital do processo que rege as regras e critérios.