Os banheiros públicos localizados na Praça Pompílio Silva, por muitos anos alvos de críticas pela população à Prefeitura Municipal, voltaram a ser motivo de preocupação. Após anos de espera por melhorias, o Executivo Municipal entregou em 5 de julho de 2024, através da empresa Tarcisio Jacques da Silveira (TJS), vencedora da licitação, as reformas dos banheiros (masculino e feminino), que foram finalmente liberados para o uso da população.
O investimento total para as melhorias foi de R$ 93.797,87, sendo R$ 87.000,00 provenientes das Emendas Impositivas nº 01 e 04 da Câmara Municipal de Vereadores, pelos edis Cesar Paulo Philippsen e Horácio Ferrando Dornelles, com o valor restante complementado pela Prefeitura Municipal.
Entretanto, cenas lamentáveis se repetem no local. Recentemente, foi registrado um episódio de vandalismo no banheiro masculino, com “defecação” no chão, como evidenciado na foto. Além disso, a servente responsável pela limpeza foi hostilizada e até ameaçada por indivíduos que frequentemente utilizam o espaço, chegando até a pernoitar no local. Em resposta a esse incidente, decidiu-se que os banheiros permaneceriam fechados à noite, período em que ocorrem os maiores problemas. No entanto, no primeiro dia em que permaneceram fechados, nesta terça-feira 18 de fevereiro de 2025, vândalos destruíram a porta de entrada do banheiro masculino.
A Prefeitura Municipal sempre solicitou que a comunidade ajudasse na preservação do espaço, que é de uso coletivo, mas infelizmente ainda existem cidadãos que não cumprem seu papel e acabam danificando o patrimônio público.
Diante de mais esse episódio de depredação, novas medidas serão adotadas pelo Executivo Municipal para garantir a proteção e o bom uso do local. Existe até a possibilidade de fechar o local.

As duas primeiras a comprovação do vandalismo e as restantes, momento das reformas com instalação das novas peças, louças e acessórios.
Por: Celso Luiz Perussatto – Coordenador de Comunicação e Ouvidoria.