Com a recente queda de 40,9% na arrecadação do ICMS, foi necessária uma forte mobilização dos prefeitos e prefeitas do Rio Grande do Sul na Capital Federal.
A Prefeita Lilian Fontoura Depiere e a Secretária de Finanças Liziane Rotilli de Souza, junto com vários gestores da AMUCELEIRO e mais de 400 de municípios gaúchos, estiveram em Brasília nos dias 2 e 3 de julho de 2024. A mobilização na Capital Federal inserido na Marcha a Brasília pela Reconstrução dos Municípios do Rio Grande do Sul, evento promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) em parceria com a Famurs. O encontro visou promover o avanço de medidas emergenciais e estruturantes para o restabelecimento das localidades afetadas pelas enchentes no RS.
O Rio Grande do Sul vive um dos momentos mais difíceis de sua história. Por isso, é importante que a Famurs e a CNM dialoguem com o governo federal e o Congresso Nacional, buscando, com diálogo e união, a reconstrução do estado, buscar o socorro necessário para a recomposição do ICMS e do ISS, e um FPM extra aos 402 municípios que ainda não receberam esse valor, que ajudará na recuperação das estradas e das cidades.
Os gestores discutiram com deputados e senadores sobre recursos extras para os municípios gaúchos. Entre as demandas o auxílio financeiro para todos os municípios, e não apenas para os em calamidade; a garantia da recomposição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM); e a flexibilização para uso dos saldos disponíveis nos cofres municipais.
A Prefeita destaca alguns pleitos em visita ao gabinete de vários deputados: a liberação de R$ 100.000,00 do Deputado Zucco (PL), que será utilizado na Escola Cívico Militar São João, assinou termo de compromisso para a chegada de um novo Ônibus Escolar e foi dado mais um passo com relação a possível conquista de uma nova creche para a zona sul da cidade.