Atendimento: (55) 3781 - 4362 Chefia de Gabinete

VOLTAS ÀS AULAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SANTO AUGUSTO, TEM DATA DEFINIDA

VOLTAS ÀS AULAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SANTO AUGUSTO, TEM DATA DEFINIDA

Data: 7 de maio de 2021
A decisão do retorno presencial às atividades escolares passou pela avaliação do Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação (COE-E municipal), composto por profissionais da área da saúde, sanitária e educacional e também pelo Conselho Municipal de Educação (CME). Os membros do COE-E Municipal e os Conselheiros do CME, após reuniões de análise, posicionaram-se favoráveis ao retorno presencial das aulas no sistema de ensino híbrido.
Cada escola constituiu um COE Local, que é responsável pela elaboração de um plano de contingência, o qual tem a finalidade de organização e acompanhamento da implementação de protocolos de saúde nas unidades escolares.
O COE- E Municipal esteve durante essa semana fazendo visitas às escolas, observando o andamento da implementação dos planos de contingência (já criados desde o mês de fevereiro), solicitando providências e repassando orientações. Estão planejadas visitas da equipe da vigilância sanitária nas escolas para vistorias.
A constituição do COE-E municipal, bem como os COE-s Locais, nas escolas, é uma das exigências da legislação, que também prevê todos os protocolos que devem ser seguidos pelas instituições de ensino. Essa legislação é oriunda do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que sempre se mostrou atuante na coordenação e orientação das decisões na área educacional ao longo desta pandemia.
O retorno se dará de forma híbrida, respeitando a capacidade das salas de aula, considerando o distanciamento mínimo de 1,5 metros para alunos usando máscara e de 2 metros para casos em que os alunos podem ficar sem máscara (liberado o uso somente para momentos de alimentação escolar). Por esse motivo, as turmas serão divididas em grupos sempre que a quantidade de alunos, que os pais autorizarem a frequentar às atividades presenciais, for maior do que a capacidade da sala de aula. Nesse caso as turmas serão divididas em grupos que irão para a escola, alternando-se semanalmente, sendo que um grupo terá aulas no formato presencial e o outro grupo aulas no formato remoto.
O transporte escolar também será organizado respeitando o distanciamento conforme o protocolo, portanto serão transportados menos alunos em cada trajeto até às escolas.
Destacamos que o termo de autorização e anuência formal para aulas presenciais durante o período da pandemia da COVID-19, no qual foi feita a opção de mandar ou não o aluno para escola, deverá ser retomado, ou seja, os pais precisam confirmar ou não sua decisão, indo até a escola informar sobre a mesma e assinar um novo termo, indiferente de já tê-lo assinado anteriormente.
As aulas no modelo de ensino híbrido na rede municipal de educação têm a previsão de início para o dia 17/05 e deverão seguir o cronograma de escalonamento:
* Os horários no que tange aos minutos será informado por cada escola seguindo padrões já vigentes em anos anteriores, podendo ser 13h05min, 13h10min ou 13h15 para horário de entrada e 16h05min, 16h10min ou 16h15min respectivamente para a saída. Essa organização se faz necessária considerando as rotas do transporte escolar.
Para grupos não presenciais
Tanto para as famílias que não autorizaram o retorno presencial dos alunos, quanto para o grupo de escalonamento que estará em atividades não presencias, as aulas continuarão se dando através do sistema adotado até o presente momento.
Os protocolos estão sendo amplamente divulgados. Cópias impressas das orientações podem ser obtidas junto às escolas.
É de suma importância a colaboração de todas as famílias no cumprimento dos mesmos e a conscientização quanto ao não envio de alunos às escolas sempre que houverem suspeitas de contágio de COVID-19 pelo aluno ou algum integrante do núcleo familiar.
A Secretária Municipal de Educação e Cultura Eliane Paier e sua equipe reforçam sobre a importância e a necessidade urgente da vacinação imediata de todos os profissionais da educação para um retorno mais seguro para as equipes de trabalho das escolas, bem como para alunos e seus familiares.