VEM AÍ LICITAÇÃO DO NOVO PROJETO DA 🆙RUA COBERTA

Data: 22 de dezembro de 2023
A Administração Lilian/Vanderlei, por meio da Secretaria de Supervisão e Planejamento – SESUPLAN, informa que a licitação modalidade concorrência nº 18/2023 para o novo projeto da rua coberta está agendada para as 9h do dia 26 de janeiro de 2024, na Secretaria de Administração – SEAD, localizada no 3º piso do Centro Administrativo Municipal.
Este projeto representa mais uma significativa inovação do governo municipal, contribuindo para a constante melhoria da estrutura urbanística de Santo Augusto. Para oferecer uma visão abrangente, compartilhamos a seguir o texto e imagens do Arquiteto e Urbanista, Gustavo Murilo Pessini, responsável pela concepção deste projeto promissor.
Santo Augusto em evolução – uma visão urbana renovada
Santo Augusto, é uma cidade que, ao longo do tempo, deu prioridade excessiva aos carros, relegando as pessoas a segundo plano. No coração desse projeto, encontramos a resposta oposta a essa tendência – uma cidade que coloca as pessoas em primeiro lugar, um local onde a vida e os encontros em espaços agradáveis se tornam a essência do projeto.
Como uma extensão da Praça Pompílio Silva o desenho urbano vai além de uma simples rua coberta; é um novo capítulo na história do planejamento urbano da cidade. Observando atentamente a ocupação da praça, compreendemos que esse projeto é mais do que uma intervenção física; é uma revitalização em um ponto crucial para injetar vitalidade na cidade que poderá abrigar diversos usos como: Shows, eventos culturais, feira do livro, cinema ao ar livre, atividades escolares, palestras, entre outros.
O projeto foi concebido com uma abordagem modular, visando facilitar a execução e oferecer flexibilidade urbana. Sua estrutura metálica é alinhada com o eixo do chafariz e da igreja, onde se integra a uma nova rua de uso misto, permitindo que a mesma continue operando para veículos, mas proporcionando a flexibilidade de dedicar espaços exclusivos totalmente acessíveis para pedestres quando necessário (eventos ou final de semana).
Essa modularidade não apenas oferece flexibilidade na disposição do espaço, mas também possibilita variações na cobertura, tornando-a translucida em alguns pontos e opaca em outros Essa abordagem proporciona maior leveza ao conjunto e, ao mesmo tempo, oferece sombreamento, atendendo às necessidades da população.
O urbanismo é a linguagem que conecta as pessoas à cidade de maneira intrínseca Este projeto é guiado por princípios urbanos que convidam sutilmente as pessoas a investirem tempo na cidade sem perceberem. Ao redefinir prioridades, transformamos a cidade de um mero local de passagem para um espaço acolhedor e saudável, estimulando uma vida urbana mais vibrante e saudável.