Atendimento: (55) 3781 - 4362 Chefia de Gabinete

SEGURANÇA, EFICÁCIA E BENEFÍCIOS DE CADA UMA DAS VACINAS

ANEXOS:

BULA-PFIZER
BULA-JANSSEN
BULA-BUTANTAN
BULA-ASTRAZENECA

ALGUMAS OBSERVAÇÕES SOBRE AS VACINAS:

CORONAVAC

Vacina produzida no Instituto Butantan tem sido muito utilizada no Chile, em estudos para verificar a sua efetividade apontou que o imunizante teve eficácia de 86% na prevenção de mortes. Abaixo seguem algumas porcentagens de sua eficácia em determinados casos:

– Prevenção de casos de Covid-19: 65,9%

– Prevenção de hospitalizações: 87,5%

– Prevenção de internações em UTI: 90,3%

– Prevenção de mortes: 86,3%

 

ASTRAZENECA

Vacina desenvolvida com a parceria da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), a Astrazeneca também teve um estudo desenvolvido pela Universidade de Oxford, com a elevação dos níveis de eficácia, passando para 79%. A vacina que foi alvo de polêmica pelo risco (raro) de desenvolver coagulação sanguínea e trombose. Cabe ressaltar que os benefícios da vacina superam qualquer risco de efeito colateral.

Alvo de polêmica pelo risco raro de desenvolvimento de coagulação sanguínea e trombose, é consenso médico que os benefícios da vacina superar em muito qualquer risco de efeito colateral.

Com a conclusão do estudo realizado pela Fiocruz, em pessoas que tomaram as vacinas Astrazeneca e Coronavac, os números confirmaram a efetividade de ambos os imunizantes: com uma dose, a efetividade foi de 73,7%, o que aumenta para 79,8% com as duas doses. Ainda podemos observar que conforme um estudo da Public Health England, houve evidências de eficiência de 92% de proteção contra a variante gama.

 

JANSSEN

Conhecida como dose única, a vacina da Johnson & Johnson apresentou eficácia de 66% que aumenta para 85% (após 28 dias da aplicação) contra casos graves e 100% de proteção contra hospitalização e morte após 28 dias da aplicação.

A Food and Drug Administration, agência reguladora dos Estados Unidos, informa eficácia geral de 72% da Janssen, destaca ainda, que a vacina teve eficácia de 64% contra casos leves da variante beta e 82% contra as formas severas.

Em relação à variante delta, a Johnson afirma que sua vacina é eficaz contra a variante delta.

 

PFIZER

A vacina Pfizer apresentou efetividade reduzida contra as variantes alfa e beta, de acordo com estudo realizado pela agência inglesa de saúde pública (Publich Health England). Abaixo seguem algumas porcentagens de sua eficácia em determinados casos:

– efetividade contra hospitalização provocado pela variante delta após 2 doses: 96%

– proteção contra formas leves de Covid-19 causados pela delta: 88%

Estudos na Escócia apontam efetividade de 79% contra a nova cepa. Já no Canadá a efetividade foi medida em 87%, e a pesquisa israelense indicou que a Pfizer perde eficácia após seis meses da aplicação – sua taxa de proteção contra sintomas leves chegou a cair para 64%.

 

Observações:

Podemos concluir que apesar das comparações, não é possível comparar essas taxas de eficácia das vacinas, tendo em vista, que cada estudo é realizado em situações diferentes, levando em consideração países e pessoas distintas. E como podemos observar nos mais diversos noticiários, é que as pesquisas e estudos seguem sendo realizados.

 

Precauções e Contraindicações à Administração da Vacina:

Como a(s) vacina(s) COVID-19 não puderam ser testadas em todos os grupos de pessoas, pode haver algumas precauções ou contraindicações temporárias até que surjam mais evidências e se saiba mais sobre a(s) vacina(s) e que seja(m) administrada(s) de forma mais ampla a mais pessoas. Após os resultados dos estudos clínicos de fase III, essas precauções e contraindicações poderão ser alteradas.

 

A VACINA CHEGOU MAS OS CUIDADOS AINDA DEVEM SEGUIR:

Apesar da vacina ser um grande avanço contra a doença, é necessário que mesmo quem já tenha recebido a vacina, continue com todos os cuidados, lavar bem as mãos, usar máscara, usar álcool em gel, evitar aglomerações e manter o distanciamento social. Estas são as medidas básicas de proteção à saúde que realmente funcionam na luta contra essa pandemia.

FAÇA A SUA PARTE.