ATRASO NA SEGUNDA DOSE ATINGE MUNICÍPIOS DO RS

A Administração Municipal vem se solidarizar com as pessoas que não estão conseguindo ser vacinadas com a segunda dose da vacina contra a covid-19. Muitos idosos tem ido nas UBSs e chegando lá não encontram a vacina. Esclarecemos que o controle foge da alçada da Secretaria Municipal de Saúde, pois depende da quantidade enviada pelo governo, que está atrasando as remessas.
E para um entendimento melhor, não é só em Santo Augusto que isso vem ocorrendo, pelo menos 340 cidades do Rio Grande do Sul estão alertando sobre a falta de vacinas para a aplicação da 2ª dose da CoronaVac, imunizante contra a Covid-19, fabricado pelo Instituto Butantan. O recomendado é de que o reforço seja feito 28 dias após a primeira aplicação.
Na sexta-feira (23), a Secretaria Estadual da Saúde (SES) e o Conselho das Secretarias Municipais da Saúde do Rio Grande do Sul enviaram um ofício ao Ministério da Saúde pedindo agilidade no abastecimento de vacinas da CoronaVac para cobrir as segundas doses de quem já recebeu a primeira aplicação.
Segundo a SES, 260 mil pessoas que receberam a primeira dose da CoronaVac a partir de 20 de março estão com a imunização atrasada.
Em nota, o Ministério da Saúde disse que a estratégia de vacinação é definida a cada nova distribuição semanal, e que depende dos laboratórios que fabricam a vacina. O Instituto Butantan, que fabrica a CoronaVac no Brasil, disse que já enviou 41 milhões de doses da vacina ao Ministério da Saúde, que é o responsável pelo planejamento da campanha e logística.