SMS REALIZA EM JUNHO A CAMPANHA: “TE CUIDA MULHER”

Data: 6 de junho de 2023
O Câncer de Colo de Útero é considerado o terceiro tipo de câncer mais incidente entre as mulheres, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer de Colo de Útero, foram estimados para o ano de 2023, 17,010 novos casos, o que representa um risco considerado de 13,25 casos a cada 100 mil mulheres.
A recomendação do Ministério da Saúde é a realização do exame citopatológico em mulheres de 25 a 64 anos que já tiveram ou têm atividade sexual, a cada 3 anos, após 2 exames anuais negativos.
Diante do aumento exponencial, a Secretaria Municipal da Saúde — SMS, preocupada com a Saúde das Mulheres, resolve realizar a Ação “TE CUIDA MULHER” com o intuito de orientar, capacitar e acolher as Equipes de Saúde da Família do Município e as Mulheres com idade entre 25 e 64 anos de todas as Unidades de Saúde.
A Ação consiste em:
— Todas as quartas-feiras, das 17h às 20h: coleta de preventivo nas Unidades de Saúde. Público alvo: mulheres que trabalham fora com idade entre 26 e 65 anos que não realizaram preventivo nos últimos anos.
— Dia 15 de junho no Auditório do SICREDI às 14h: roda de conversa para as Enfermeiras e ACS das Unidades de Saúde Leste, Interior e Oeste com a Médica Ginecologista Nadia Ceolin e a Psicóloga Michele Cristina Baierle sobre como é realizada a coleta de preventivo, qual a importância da coleta e fortalecer vínculos e desmistificar medos e anseios das mulheres que não procuram a Unidade de Saúde.
— Dia 19 de junho no Auditório da Prefeitura às 13h30: capacitação para os profissionais médicos e Enfermeiras das ESFs com a Médica Ginecologista Nadia Ceolin sobre escuta qualificada, roteiro básico da anamnese, realização correta da coleta, alterações observadas durante a coleta, conduta efetiva frente as alterações observadas, tratamento e encaminhamentos adequados.
— Dia 26 de junho no Auditório do SICREDI às 14h: roda de conversa para as Enfermeiras e ACS das Unidades de Saúde Sul, Centro e Novo Milênio com a Médica Ginecologista Nadia Ceolin e a Psicóloga Michele Cristina Baierle sobre como é realizada a coleta de preventivo, qual a importância da coleta e fortalecer vínculos e desmistificar medos e anseios das mulheres que não procuram a Unidade de Saúde.
— Dia 28 de junho no Auditório do SICRED 14h: palestra com a Psicopedagoga e Coach para todas as Equipes de Saúde da Família com o objetivo de resgatar as motivações, o comprometimento e a satisfação pessoal da equipe envolvida junto ao atendimento ao público.
— Dia 29 de junho na Unidade Central: Consultas individualizadas para orientação e avaliação de mulheres com alterações ginecológicas, após avaliação pela Enfermeira, dos preventivos realizados no mês da ação.
Procure sua Unidade de Saúde para agendar seu preventivo e marque em sua agenda os dias das ações!
Mulher, “te aprochega e cuide da tua saúde”!