SMS APRESENTA RELATÓRIO DE GESTÃO 2018 PARA VEREADORES E CONSELHEIROS

Data: 24 de janeiro de 2019

Na manhã do dia 23 de janeiro de 2019, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores de Santo Augusto, na presença de vereadores e membros dos Conselhos Locais de Saúde, foi apresentado o Relatório de Gestão do ano de 2018, pelas representantes da equipe de gestão Iara Kantorski, coordenadora de planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, e a diretora do Departamento de Atividades Administrativas, Vanderléia Liane Brasil.

Na mesma oportunidade, também foi realizada a apresentação do 3º Quadrimestre do Relatório de Gestão do ano de 2018, bem como a aprovação do plano de trabalho a partir do recurso recebido pelo Ministério da Saúde, no valor de R$ 12.000,00 (doze mil reais), que será destinado para o fortalecimento das práticas de educação permanente em saúde do Sistema Único de Saúde, conforme portaria número 3.194 de 28 de novembro de 2017.

Dentre os indicadores mais discutidos, destacamos o indicador 1: taxa de mortalidade prematura (de 30 a 69 anos) pelo conjunto das quatro principais doenças crônicas não transmissíveis, DCNT – doenças do aparelho circulatório, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas, onde foi sugerido que durante o ano de 2019 sejam realizadas reuniões, principalmente no interior do nosso município, para conscientizar os agricultores quanto o uso abusivo de agrotóxicos e a pouca utilização de EPIs.

Também foi destacado que a mortalidade infantil em 2018 foi zero, sendo que desde 2014 o município não alcançava esta meta.

Em relação à dengue, também foi bastante discutido sobre a importância do apoio dos vereadores e conselheiros para que possamos reduzir os focos das larvas do mosquito Aedes Aegypti.