Atendimento: (55) 3781 - 4362 Chefia de Gabinete

SMEC PROPORCIONA ENCONTRO COM AS MÃES DA 💕 “AME”

SMEC PROPORCIONA ENCONTRO COM AS MÃES DA 💕 “AME”

Data: 9 de setembro de 2022
No dia 06 de setembro, no auditório da prefeitura, com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SMEC, coordenado pela psicóloga Joyce Dalmolin, ocorreu um encontro com a temática” A cor do traço…considerações biográficas sobre o TEA”.
Várias mães participantes da AME- Associação de Mães Especiais e amigos se fizeram presentes. Participaram a Secretária de Educação e Cultura Eliane Paier, a psicóloga Claudia Padilha e a psicóloga Joyce – integrantes do Grupo de Apoio da SMEC.
O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.
Sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. A prevalência é maior no sexo masculino.
A identificação de atrasos no desenvolvimento, o diagnóstico oportuno de TEA e encaminhamento para intervenções comportamentais e apoio educacional na idade mais precoce possível, pode levar a melhores resultados a longo prazo, considerando a neuroplasticidade cerebral.
Ressalta-se que o tratamento oportuno com estimulação precoce deve ser preconizado em qualquer caso de suspeita de TEA ou desenvolvimento atípico da criança, independentemente de confirmação diagnóstica.