SMEC PROMOVEU FORMAÇÃO DOS GESTORES ESCOLARES COM O TEMA: EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Data: 27 de janeiro de 2023
Em uma parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a Secretaria Municipal de Educação e Cultura — SMEC promoveu durante esta quinta-feira (26), nas dependências da EMEF Antonio Liberato, um curso de formação dos gestores das escolas da rede municipal de ensino, com o tema “Educação Empreendedora”.
Portanto, foi dado o início da implantação da educação empreendedora em nosso município com o 1º modulo que tratou da gestão escolar com a participação dos diretores das escolas e está agendado para a próxima semana, palestras e oficinas para os professores, ligadas ao tema, educação empreendedora.
Segundo Altamir Bernardis consultor do projeto, o objetivo é levar para dentro da sala de aula uma educação com metodologias mais ativas com expectativas do futuro dos alunos, com foco daquilo que buscam para o seu futuro, trabalhando com isso o protagonismo juvenil.
A metodologia parte da bagagem que os participantes adquiriram nas suas formações acadêmicas e experiências profissionais, para propiciar a reflexão sobre o papel do gestor escolar no desenvolvimento de projetos pedagógicos comprometidos com uma educação de qualidade, criativa e inovadora, capaz de fazer a diferença na formação das futuras gerações.
Ao compreender a dinâmica das atividades que envolvem a sua atuação, o gestor escolar pode definir as melhores estratégias de atendimento aos estudantes, assim como fortalecer sua liderança frente as equipes responsáveis pelos diferentes setores da instituição.
A Educação empreendedora é um braço do Projeto “Cidade Empreendedora”, o qual, vem de encontro a dar mais agilidade e desburocratização dos processos dentro da Prefeitura, ente outras ações.
Outros encontros acontecerão e serão tratados: gestão democrática, gestão financeira, planejamento e liderança entre outros módulos.