SMEC PROMOVEU FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Data: 13 de fevereiro de 2020
No dia 06 de fevereiro do corrente, no turno da manhã, na Escola Municipal de Educação Infantil Vovó Amália, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SMEC deste município, reuniu os professores da educação infantil da rede municipal de ensino para formação continuada com a Consultora Educacional da Editora FTD Educação, Viviane Santana, que abordou que o trabalho com os alunos da Educação Infantil requer um planejamento voltado ao lúdico, ao movimento, à experimentação e a socialização.

Ressaltou que o planejamento na Educação Infantil é um momento que possibilita o professor encontrar soluções para obter avanços no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança, por isso deve ser uma atividade contínua, onde o professor não somente seleciona os conteúdos a serem passados, mas faz todo um processo de acompanhamento onde diagnostica os avanços e dificuldades de toda a turma e também de forma individual, já que é fundamental o professor levar em consideração as peculiaridades e as especificidades de cada criança, sendo que cada uma tem seu modo de agir, pensar e sentir.

A consultora salientou que a Base Nacional Comum Curricular traz as aprendizagens essenciais, os cinco campos de experiência, os direitos de aprendizagem, as competências e habilidades, sendo que para isso é necessário que cada professor atue como mediador do conhecimento, possibilitando ao aluno ser protagonista da sua aprendizagem. Também, foi discutido sobre o que o manual do professor, que compõe o material didático da FTD Educação apresenta para o auxílio do planejamento.

No turno da tarde, na sala do setor pedagógico da SMEC, reuniram-se os professores do 1.º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino, também com a Consultora Educacional da Editora FTD Educação, Viviane Santana, que falou que o 1.º ano do ensino fundamental tem como objetivo principal garantir que os alunos apropriem-se da cultura escrita e matemática, através da formulação e da reformulação de hipóteses.

A consultora evidenciou que a entrada no ensino fundamental representa um marco significativo, tanto para as crianças quanto para as famílias. Portanto, a qualidade do trabalho realizado com as crianças, matriculadas no 1.º ano do Ensino Fundamental, demandará ações planejadas e compartilhadas com a equipe escolar comprometida com as práticas educacionais. Também, foi discutido sobre o que apresenta o manual do professor.

Para finalizar, a consultora falou que cada aluno é importante e traz características que devem ser identificadas e aproveitadas. A orientação é ajustar o foco, pensar nas possibilidades de interação e troca e, seguir em frente com o trabalho.

Na oportunidade, a Secretária da SMEC, Zaira Dias Meirelles Rotili, agradeceu a presença de todos e falou sobre a importância desse momento para refletir nossa prática pedagógica, para que o aprendizado aconteça de forma significativa.