SESSÃO SOLENE DA ALENRIO 📚 INTEGRA PROGRAMAÇÃO DOS 64 ANOS DO MUNICÍPIO DE SANTO AUGUSTO

Data: 9 de maio de 2023
Representantes do setor cultural de todo Estado e autoridades políticas prestigiarão o evento
No próximo dia 12 de maio, às 19h, o Centro Municipal de Cultura Professor Benedito de Castro, em Santo Augusto-RS, sediará uma sessão solene da Academia de Letras do Noroeste do Rio Grande do Sul – Alenrio. Além da posse da nova diretoria da Alenrio, o evento contará com homenagens a autores locais e regionais e outorga de honrarias a novos membros residentes no município.
A poetisa, escritora, redatora e cronista Lorna Santoni Schneider, patronesse da cadeira nº 11, já falecida, será uma das personalidades homenageadas da noite.
Estarão representados Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria de Estado da Cultura, Conselho Estadual de Cultura (CEC/RS), Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Associação dos Municípios da Região Celeiro (Amuceleiro), Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste (Amufron), Poder Executivo e Legislativo do Município de Santo Augusto, Academia Rio-Grandense de Letras (ARL), Instituto Federal Farroupilha (IFFar), autoridades políticas e representantes da cultura dos diversos municípios da região noroeste.
“Reuniremos em Santo Augusto autoridades políticas e representantes da cultura dos diversos municípios da região para sensibilizá-los da importância ao incentivo à leitura em um momento solene e festivo, em prol de uma região culturalmente mais ativa e pelo fortalecimento da política cultural no noroeste do Estado do Rio Grande do Sul”, ressalta Renato Pereira, presidente da Alenrio.
Neste ano, está previsto o lançamento de pelo menos um edital para ocupação de cadeiras da Academia. Podem se inscrever escritores nascidos e/ou residentes em um dos municípios da região noroeste do Rio Grande do Sul, que tenham publicado obras em qualquer dos gêneros de literatura.
O evento será transmitido ao vivo pela Rádio Ciranda, pelas mídias da Alenrio e pelos canais de comunicação parceiros entidade.