SESS√ÉO SOLENE DA ALENRIO ūüďö INTEGRA PROGRAMA√á√ÉO DOS 64 ANOS DO MUNIC√ćPIO DE SANTO AUGUSTO

Data: 9 de maio de 2023
Representantes do setor cultural de todo Estado e autoridades políticas prestigiarão o evento
No pr√≥ximo dia 12 de maio, √†s 19h, o Centro Municipal de Cultura Professor Benedito de Castro, em Santo Augusto-RS, sediar√° uma sess√£o solene da Academia de Letras do Noroeste do Rio Grande do Sul ‚Äď Alenrio. Al√©m da posse da nova diretoria da Alenrio, o evento contar√° com homenagens a autores locais e regionais e outorga de honrarias a novos membros residentes no munic√≠pio.
A poetisa, escritora, redatora e cronista Lorna Santoni Schneider, patronesse da cadeira n¬ļ 11, j√° falecida, ser√° uma das personalidades homenageadas da noite.
Estar√£o representados Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria de Estado da Cultura, Conselho Estadual de Cultura (CEC/RS), Federa√ß√£o das Associa√ß√Ķes de Munic√≠pios do Rio Grande do Sul (Famurs), Associa√ß√£o dos Munic√≠pios da Regi√£o Celeiro (Amuceleiro), Associa√ß√£o dos Munic√≠pios da Fronteira Noroeste (Amufron), Poder Executivo e Legislativo do Munic√≠pio de Santo Augusto, Academia Rio-Grandense de Letras (ARL), Instituto Federal Farroupilha (IFFar), autoridades pol√≠ticas e representantes da cultura dos diversos munic√≠pios da regi√£o noroeste.
‚ÄúReuniremos em Santo Augusto autoridades pol√≠ticas e representantes da cultura dos diversos munic√≠pios da regi√£o para sensibiliz√°-los da import√Ęncia ao incentivo √† leitura em um momento solene e festivo, em prol de uma regi√£o culturalmente mais ativa e pelo fortalecimento da pol√≠tica cultural no noroeste do Estado do Rio Grande do Sul‚ÄĚ, ressalta Renato Pereira, presidente da Alenrio.
Neste ano, está previsto o lançamento de pelo menos um edital para ocupação de cadeiras da Academia. Podem se inscrever escritores nascidos e/ou residentes em um dos municípios da região noroeste do Rio Grande do Sul, que tenham publicado obras em qualquer dos gêneros de literatura.
O evento será transmitido ao vivo pela Rádio Ciranda, pelas mídias da Alenrio e pelos canais de comunicação parceiros entidade.