Atendimento: (55) 3781 - 4362 Chefia de Gabinete

SEHAS e EMATER-RS/ASCAR EM PARCERIA REALIZAM ATIVIDADES DO PROJETO SABORES E SABERES: TEMPEROS DA ROÇA

SEHAS e EMATER-RS/ASCAR EM PARCERIA REALIZAM ATIVIDADES DO PROJETO SABORES E SABERES: TEMPEROS DA ROÇA

Data: 14 de dezembro de 2022
Durante o ano de 2022, a SEHAS juntamente com a Emater-RS/ASCAR de Santo Augusto iniciou o projeto Sabores e Saberes: temperos da roça.
O referido projeto tem por objetivo incentivar uma alimentação saudável, proporcionando às famílias participantes o acesso à informação e ao conhecimento para a produção orgânica das olerícolas e plantas medicinais, aromáticas e condimentares consumidas por elas, garantindo a segurança e soberania alimentar e promovendo a saúde por meio da produção de alimentos limpos e do preparo correto de alimentos saudáveis.
Com este projeto foram desenvolvidas, neste ano, oficinas de elaboração do sal temperado, onde as extensionistas da Emater, Elisa Volpatto Schindler e Estefânia Van Grol Ferreira falaram sobre os malefícios do uso exagerado do sal no preparo dos alimentos e deram ênfase na produção do sal de ervas, colocando sobre a importância das plantas condimentares e aromáticas com o objetivo de fazer o aproveitamento e conservação dos alimentos.
As servidoras da SEHAS, a Assistente Social da Gestão Aline E. Scheuermann e a responsável pelo Cadastro Único – CadÚnico, Thais Regina da Rosa falaram sobre as políticas públicas da assistência social, os atendimentos e unidades de atendimento no município e sanaram dúvidas sobre o Cadastro Único e Programa Auxílio Brasil.
As atividades foram desenvolvidas com as famílias inscritas no cadastro único e beneficiárias do Programa Auxílio Brasil das localidades de Passo da Laje, Esquina Nossa Senhora de Fatima, Costa do Turvo, Assentamento 19 de Abril e Santo Antônio, como também com usuários da política de assistência social que frequentam os grupos do CRAS Carmem Maria Andrighetto, CRAS Zona Sul e CREAS.
Para os próximos anos esse projeto terá continuidade, com oficinas de receitas de fácil execução e tendo como base alimentos típicos das propriedades rurais do município e época da produção, colaborando assim para que as comunidades e grupos repensem a questão da alteração de hábitos alimentares cada vez mais saudáveis e a sanando dúvidas das comunidades sobre a política de assistência social e o Cadastro Único.