Secretaria Municipal de Saúde apresenta o “Comunidade que cuida”

Data: 14 de agosto de 2020

A criação do Plano Municipal de Cuidado em Saúde Mental e Apoio Psicossocial, o qual está previsto pelo Plano Estadual de Contingência do Governo do Rio Grande do Sul, tem por objetivo apresentar as ações de cuidado em saúde mental, que estão sendo, ou que virão a ser implantadas em nosso município, para o enfrentamento dos eventuais desdobramentos em saúde mental decorrentes da Pandemia de Covid-19.

Dentre as ações, estão previstas:
– Criação de teleatendimento municipal para apoio psicológico às pessoas em monitoramento ou isolamento;
– Divulgação de serviços alternativos para busca de apoio psicossocial para profissionais da saúde e população;
– Vídeos e/ou áudios educativos e preventivos sobre formas de contágio e cuidados físicos e emocionais (com profissionais da área da saúde);
– Campanha de solidariedade, visando redução do estigma associado às pessoas que tiveram COVID-19.
– Formação e capacitação para ações de Saúde Mental e Atenção Psicossocial;
– Ações voltadas aos grupos de maior risco.

Estas ações serão desenvolvidas em breve e traremos mais informações conforme forem acontecendo.