SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROPORCIONOU PALESTRA SOBRE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Data: 31 de julho de 2023
Aproveitando o período de recesso escolar, a Secretaria Municipal de Educação — SME realizou durante a última sexta-feira (28), nas dependências do salão de eventos do Sicredi, uma importante palestra para os profissionais que trabalham nas duas creches do município, entre eles: monitores; auxiliares de ensino; psicóloga; servidores da Unidade de Alimentação e Nutrição — UAN e equipes diretivas.
Essa ação foi proporcionada sabendo da grandiosidade do papel dos mesmos no meio escolar, o qual foi pensado há muito tempo com carinho e seriedade para que esse momento de aperfeiçoamento seja de muitas aprendizagens significativas e que possam engrandecer o trabalho de vocês, junto as escolas.
Para isso contamos com a presença de Ana Amália Oliveira Roveda a qual possui um extenso currículo profissional na área e abordou a temática: “Tenho um aluno com deficiência, e agora?”
“O curso foi proporcionado para esses profissionais, com o objetivo de instrumentaliza-los para o trabalho com os alunos com deficiência. O trabalho ainda é frágil e não existe uma legislação específica, ocasionando muitas trocas de profissionais tendo uma rotatividade muito grande, prejudicando o desenvolvimento desses alunos nas escolas. Falamos também sobre a legislação, mas principalmente sobre as ações que são necessárias no dia-a-dia para auxiliar esses alunos, desde o manejo comportamental até o uso de estratégias baseadas em práticas com evidências, ou seja, auxiliar com propósito de ensino. A inclusão é um processo que vem crescendo cada vez mais, ainda estamos longe do ideal, mas os números de matrículas cresceram muito nos últimos anos e com isso a necessidade de aperfeiçoamento é urgente, por isso estamos aqui”, concluiu a palestrante Ana Amália.
“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”. (Paulo Freire).