SANTO AUGUSTO VAI TER GERAÇÃO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL 🚀

Data: 23 de fevereiro de 2024
Em mais uma iniciativa inovadora, realizada no gabinete do Centro Administrativo Municipal, foi formalizado, na manhã desta sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024, o contrato de número 027/2024 entre o Executivo Municipal e a empresa vencedora do Processo Licitatório, modalidade Concorrência número 012/2023, datado de 26/10/2023 (processo administrativo número 336/2023).
A empresa selecionada, Ecosolar Comércio e Instalações Elétricas Ltda, sediada na cidade de Frederico Westphalen – RS, assumirá a responsabilidade pela implantação de um sistema de geração de eletricidade, baseado na conversão fotovoltaica, em todas as oito escolas pertencentes à rede municipal de ensino.
Para concretizar este projeto inédito, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação – SME, está investindo o montante de R$ 413.062,71 (quatrocentos e treze mil, sessenta e dois reais e setenta e um centavos), sendo estipulado um prazo de 60 dias para sua conclusão.
De acordo com a Secretária Eliane, “este projeto foi uma prioridade desde os primeiros dias da gestão Lilian e Vanderlei, e hoje se torna uma realidade. A implementação desse sistema resultará em uma significativa economia nos custos de energia elétrica, quando comparada ao sistema atual. Estimativas apontam que o município poderá economizar cerca de R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais) por ano, sem mencionar os benefícios ambientais, já que essa fonte de energia possui baixo impacto ambiental e é a que menos emite poluentes”, ressaltou a gestora da educação.
A central de geração será instalada em um terreno municipal localizado nos altos do bairro Glória, que abastecerá as escolas Antônio João, Rui Barbosa, Vovó Amália e Pequeno Paraíso. As demais escolas, Antonio Liberato, Sol Nascente, São João e Vaga-Lume, terão subestações individuais.
A cerimônia de assinatura do contrato contou com a presença dos representantes do Executivo, incluindo a Secretária de Educação, Eliane Paier, o Assessor de Projetos e Captação Eugenio Frizzo, o Engenheiro Civil Ademir S. Milnikel e a Oficial Administrativa Stéfani Carine Bender, além dos representantes da empresa contratada, Adilson R. Landfeldt Brizola e João Paulo Vissotto.
📷 1️⃣ = Assinatura do contrato no Gabinete
📷 2️⃣ = Local onde será instalada a Central de Geração