SANTO AUGUSTO SEDIOU O ENCONTRO “CARAVANAS DA CULTURA 2024”

Data: 28 de março de 2024
Com o acolhimento da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (SECUTE), o encontro “Caravanas da Cultura” teve lugar na tarde de quarta-feira, 27 de março de 2024, no auditório Eurico Prauchner do Sicredi.
Com o intuito de mobilizar gestores e impulsionar os mecanismos de financiamento da cultura no Rio Grande do Sul, a Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC), por intermédio da assessoria do Sistema Estadual de Cultura (SEC) e do Departamento de Fomento, promoveu uma série de eventos pelo interior do Estado. As Caravanas da Cultura ocorreram em onze encontros em diferentes municípios das nove regiões funcionais do Estado, entre os dias 13 e 27 de março, sendo o encontro de Santo Augusto pertencente à região funcional 7.
Durante as capacitações, foram abordadas informações sobre o sistema Pró-Cultura, o Fundo de Apoio à Cultura (FAC), a Lei Aldir Blanc e, especialmente, o edital da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), que destina R$ 30 milhões para ações culturais programadas entre julho de 2024 e junho de 2025. Este edital seleciona projetos que poderão captar recursos de empresas, mediante abatimento de ICMS. As inscrições estão abertas até o dia 1º de abril.
As Caravanas da Cultura representam uma iniciativa de interiorização e circulação da Secretaria da Cultura, visando atualizar os temas pertinentes à agenda cultural. Participaram desses encontros gestores, dirigentes de cultura, produtores, artistas, conselheiros municipais de cultura e a sociedade civil em geral. Por meio dessa iniciativa, a Sedac fortalece os sistemas estadual e municipais de cultura e disponibiliza informações para subsidiar a atuação dos gestores do setor em todo o Estado.
No encontro, destacaram-se a presença da Prefeita Lilian Fontoura Depiere, da Secretária da SECUTE, Dorotéa Schaeffer, e sua equipe, do Coordenador do Sistema Estadual de Cultura, junto à SEDAC, Ruben de Oliveira, do Coordenador do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), Igor Fattori, e do Vice-presidente do Conselho Estadual da Cultura, Gesiel Souza.