Santo Augusto sedia encontro regional da Undime

Data: 19 de outubro de 2023
(Evento abordou os principais temas educacionais e apresentou o case Desemparedamento na Infância)
Na manhã de quinta-feira, 19 de outubro, o centro de Santo Augusto foi palco de um evento que reuniu coordenadores, secretários de educação, equipe técnica e outros, para debater questões cruciais na área educacional.
Durante a manhã, a apresentação do case Desemparedamento na Infância, um projeto desenvolvido desde 2009, em Novo Hamburgo, premiado nacionalmente foi apresentado ao público presente. A coordenadora da rede infantil de Nova Hamburgo, Luciane Varisco Focesi, foi a responsável pela apresentação. Ela destacou os principais pontos envolvendo a iniciativa e falou da importância de nutrir um bom relacionamento com a natureza.
“Nosso projeto possui um ele muito grande com a formação dos professores. Trabalhamos a importância de estar próximos da natureza e de respeitar os direitos das crianças ao mesmo tempo. A partir disso, qualificamos os espaços externos das escolas e propiciamos que as crianças fiquem do lado de fora, mesmo em dias de chuva. Assim, nossas crianças são levadas para conhecer espaços públicos, tais como praças, terrenos e outros locais, onde possam ter contato com as folhas, os galhos, os cheiros, ouvir o canto dos pássaros, enfim”, explicou a coordenadora.
Ainda conforme Luciane, os resultados do projeto do Desemparedamento podem ser observados ao logo de toda a vida educacional do aluno. “A gente observa que as crianças se mostram mais seguras e felizes no ambiente da escola, e isso reflete depois em todo o percurso educacional. As crianças precisam estar na natureza para depois poder cuidar e respeitar”, concluiu.
Na sequência, a vice-presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Sul (UNDIME), Mara Rabello, falou sobre o papel articulador da organização. “Hoje estamos conversando com os secretários regionais, sobre a importância da articulação entre os municípios e a Unidime enquanto fomento. Atualmente, estar secretária de educação é um desafio muito grande. Todo o contexto que estamos vivendo, principalmente nesse momento pós pandemia, observamos que a instituição Undime está sendo fundamental no sentido de fornecer um norte aos secretários de educação”, colocou. “Onde tem educação municipal, lá estará a Unidime para apoiar os seus”, concluiu.
Por fim, durante a tarde, o grupo trabalhou diversos temais, tais como o calendário letivo para o ano de 2024, o projeto Alfabetiza Tchê, que é o projeto Estadual que está incluído no projeto Federal, além de questões envolvendo a CONAI e outros.
A secretária de educação de Santo Augusto, Eliane Paier, que ocupa o posto de presidente da Unidime regional da Amuceleiro, destacou a importância de o município ter sediado este tipo de encontro. “É um evento que envolve representantes de pelo menos 21 municípios do Estado. Temos a oportunidade de apresentar os nossos potenciais educacionais, além de encontrar soluções para gargalos existentes no ramo da educação de cada um dos municípios gaúchos”, colocou.