SANTO AUGUSTO RECEBEBEU A 86ª CORRIDA DO 🔥 FOGO SIMBÓLICO DA PÁTRIA 🔰

Data: 25 de agosto de 2023
🟡 Pelo quarto ano consecutivo, nosso município integrou o itinerário deste importante ato de civismo. A 86ª edição da Corrida do Fogo Simbólico da Pátria é um evento organizado pela Liga da Defesa Nacional (LDN), com o tema nacional deste ano sendo o “Centenário do Falecimento de Rui Barbosa” e o tema regional destacando o “Centenário da Revolução de 1923”.
🟩 A condução da Centelha do Fogo, proveniente do eixo noroeste do estado, está sob a responsabilidade do dirigente institucional da LDN, Gilmar Sousa Chagas. Sob a orientação da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esporte, Gilmar realizou a transmissão do Fogo Simbólico da Pátria para a Prefeita Lilian Fontoura Depiere, no final da tarde desta quinta-feira, 24 de agosto, na sede da Polícia Rodoviária local, nas proximidades do trevo de entrada da cidade, na ERS 155. Após a chegada, aconteceu o cerimonial concretizando o ato e em seguida a caravana percorreu as principais avenidas da cidade. O fogo ficará guarnecido junto a sede da Polícia Rodoviária Estadual – PRE, até o dia 1º de setembro.
🟢 A Liga da Defesa Nacional foi fundada em 1916 pelo poeta e jornalista Olavo Bilac, estendendo sua presença por todo o Brasil. Seu objetivo principal é fortalecer o sentimento patriótico e promover o civismo entre os brasileiros.
🟨 A Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, criada em 1937 pelos gaúchos, teve sua primeira edição ligando Viamão a Porto Alegre. A tradição perdura, e a cada ano percorre o Estado, levando a chama a diversos municípios gaúchos.
🔥 O Fogo Simbólico representa a Pátria, como uma chama que nutre os valores espirituais da nacionalidade. Além disso, oferece uma oportunidade de reflexão sobre o amor à Pátria e a importância do respeito aos Símbolos Nacionais. O calor dessa chama transmite a mensagem da preservação do patriotismo, civismo e respeito.