Atendimento: (55) 3781 - 4362 Chefia de Gabinete

SANTO AUGUSTO RECEBEBEU A 86┬¬ CORRIDA DO ­čöą FOGO SIMB├ôLICO DA P├üTRIA ­čö░

Data: 25 de agosto de 2023
­ččí Pelo quarto ano consecutivo, nosso munic├şpio integrou o itiner├írio deste importante ato de civismo. A 86┬¬ edi├ž├úo da Corrida do Fogo Simb├│lico da P├ítria ├ę um evento organizado pela Liga da Defesa Nacional (LDN), com o tema nacional deste ano sendo o “Centen├írio do Falecimento de Rui Barbosa” e o tema regional destacando o “Centen├írio da Revolu├ž├úo de 1923”.
­ččę A condu├ž├úo da Centelha do Fogo, proveniente do eixo noroeste do estado, est├í sob a responsabilidade do dirigente institucional da LDN, Gilmar Sousa Chagas. Sob a orienta├ž├úo da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esporte, Gilmar realizou a transmiss├úo do Fogo Simb├│lico da P├ítria para a Prefeita Lilian Fontoura Depiere, no final da tarde desta quinta-feira, 24 de agosto, na sede da Pol├şcia Rodovi├íria local, nas proximidades do trevo de entrada da cidade, na ERS 155. Ap├│s a chegada, aconteceu o cerimonial concretizando o ato e em seguida a caravana percorreu as principais avenidas da cidade. O fogo ficar├í guarnecido junto a sede da Pol├şcia Rodovi├íria Estadual ÔÇô PRE, at├ę o dia 1┬║ de setembro.
­ččó A Liga da Defesa Nacional foi fundada em 1916 pelo poeta e jornalista Olavo Bilac, estendendo sua presen├ža por todo o Brasil. Seu objetivo principal ├ę fortalecer o sentimento patri├│tico e promover o civismo entre os brasileiros.
­ččĘ A Corrida do Fogo Simb├│lico da P├ítria, criada em 1937 pelos ga├║chos, teve sua primeira edi├ž├úo ligando Viam├úo a Porto Alegre. A tradi├ž├úo perdura, e a cada ano percorre o Estado, levando a chama a diversos munic├şpios ga├║chos.
­čöą O Fogo Simb├│lico representa a P├ítria, como uma chama que nutre os valores espirituais da nacionalidade. Al├ęm disso, oferece uma oportunidade de reflex├úo sobre o amor ├á P├ítria e a import├óncia do respeito aos S├şmbolos Nacionais. O calor dessa chama transmite a mensagem da preserva├ž├úo do patriotismo, civismo e respeito.