SANTO AUGUSTO INICIA TRABALHO DE REESTRUTURAÇÃO DO MUSEU PÚBLICO

Data: 28 de setembro de 2023
(Atividade foi marcada pelo início de trabalho presencial da museóloga)
A Prefeitura de Santo Augusto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esporte, iniciou o trabalho de reestruturação do Museu Público de Santo Augusto — MUSA.
A atividade foi marcada pela participação de forma presencial da museóloga Aline Regiane de Jesus Mota, que contou com o suporte da equipe do Centro de Cultura para iniciar o mapeamento e reorganização do acervo que integrará a reserva técnica e a sala de exposições.
Parte do esforço será direcionado para a reabertura do museu, que acontecerá nos próximos meses, com a organização de uma exposição de longa duração. “Santo Augusto possui um rico acervo que merece estar disponível para visita pública, em um espaço museológico. Além da readequação do espaço físico do Centro de Cultura para abrigar o museu, contamos com a participação da comunidade para construir um Plano Museológico”, afirma o professor Renato Pereira, Coordenador de Cultura e Turismo.
“Depois de concluir um longo processo burocrático para a contratação da profissional, teremos a possibilidade de promover a salvaguarda dos objetos que foram confiados ao museu”, ressalta a professora Dorotéa Schaeffer, secretária da pasta.
A reabertura do museu está incluído em uma série de ações que concorrerão para a comemoração dos 65 anos do município, em 2024.
Museu Público: o Museu Público de Santo Augusto (MUSA) é uma unidade cultural que integra o Centro de Cultura Professor Benedito de Castro e foi criado por meio da Lei n.º 1400, de 25 de maio de 1999. Desde então, passou a reunir peças de interesse histórico, cultural e artístico do município. A partir de 2023, com a orientação de uma profissional formada em museologia, passará por um amplo processo para a construção de uma política museológica e de reorganização do acervo, por meio de um Plano Museológico.