SANTO AUGUSTO É 💱 CONTEMPLADO NO PROGRAMA RS QUALIFICAÇÃO PARA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

Data: 14 de dezembro de 2023
Durante sua estada na capital dos gaúchos, a Prefeita Lilian, acompanhada do Secretário de Administração Jonathan e do Assessor Jurídico Guilherme, anunciou a obtenção de recursos adicionais e a expansão de oportunidades de qualificação para a população local.
“Santo Augusto foi selecionado e receberá um aporte de aproximadamente R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), somado à contrapartida da Prefeitura no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais), destinados à realização de cursos de qualificação em parceria com o Senac. Está prevista a formação de turmas ao longo do primeiro trimestre de 2024. Os cursos oferecidos incluem Técnicas de Estoque, Assistente Administrativo, Técnicas de Vendas e Técnicas Básicas para Auxiliar de Limpeza e Manutenção”, declarou a Prefeita Lilian.
Nesta quinta-feira (14/12), o governo do Estado formalizou convênios com os 202 municípios participantes do programa RS Qualificação, iniciativa da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP). O evento realizado no Palácio Piratini, sela um investimento total de R$ 14,1 milhões para a oferta de cursos de capacitação e formação profissional.
O propósito do programa é elevar os indicadores socioeconômicos e de empregabilidade, qualificando a mão de obra para preencher vagas que atualmente se encontram ociosas por falta de profissionais capacitados. O Estado destinou R$ 11,5 milhões aos municípios conveniados, com a previsão de repassar os recursos até 29 de dezembro para a execução dos projetos de capacitação profissional, em um regime de coinvestimento. As contrapartidas municipais totalizam R$ 2,5 milhões.
Segundo Gilmar Sossella, titular da STDP, a expectativa é capacitar mais de 16 mil pessoas, priorizando especialmente aqueles desempregados e subocupados. “Para muitos desses indivíduos em busca de ocupação ou oportunidades de trabalho aprimorado, a única barreira é a falta de qualificação. É para proporcionar essa oportunidade a todos os gaúchos que estamos implementando o RS Qualificação, uma política pública prioritária em parceria com os municípios”, afirmou o secretário. “No total, 765 mil gaúchos encontram-se desempregados ou subocupados, e é para esse público que estamos direcionando nossos esforços.”