Atendimento: (55) 3781 - 4362 Chefia de Gabinete

Santo Augusto decide por nova suspensão dos cronogramas dos Editais da Lei Paulo Gustavo

Santo Augusto decide por nova suspensão dos cronogramas dos Editais da Lei Paulo Gustavo

Data: 20 de novembro de 2023
Agentes culturais devem seguir com a elaboração dos projetos e providenciar a documentação necessária
Por: Comunicação SECUTE
Foto: Luciano Ilgenfritz/Assessoria
O município de Santo Augusto lançou em outubro os dois editais de chamamento público de seleção de projetos de execução cultural, realizados com recursos do Governo Federal e repassados por meio da Lei Complementar nº 195/2022, “Lei Paulo Gustavo”. No entanto, levando em consideração a aprovação do PLP nº 205/2023, pelo Senado Federal, que prorroga até dezembro de 2024 o uso dos recursos da Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura (Lei Complementar 195, de 2022) e o pedido de urgência para apreciação do PLP nº 224/2023, que prorroga o prazo de execução de recursos da Lei Paulo Gustavo, para 30 de junho de 2024, por Estados, Distrito Federal e Municípios, que tramita na Câmara Federal, decidiu por nova suspensão do cronograma dos Editais.
“Contou para esta decisão do Comitê Gestor, a grande procura de agentes culturais que relataram dificuldades para elaborar os projetos, sobretudo porque apenas recentemente tomaram contato com o modelo de fomento à cultura por meio de editais”, relatou o professor Renato Pereira, Coordenador de Cultura e Turismo.
No Estado do Rio Grande do Sul, houve mobilização dos agentes e gestores, representados pelo Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul – CEC-RS e pelo Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS – CODIC por meio de moção aos membros do Legislativo.
Os editais e seus anexos permanecerão disponíveis no site https://santoaugusto.rs.gov.br/lpg/. Os interessados em se inscrever devem seguir com a elaboração dos projetos, providenciar a documentação necessária para a homologação das propostas e acompanhar os comunicados do chamamento público.
De acordo com a professora Dorotéa Schaeffer, secretária da pasta, a mobilização pela prorrogação do prazo para a execução da Lei “visa garantir que os recursos sejam aplicados, sem comprometer a transparência e efetividade da Lei”.