Atendimento: (55) 3781 - 4362 Chefia de Gabinete

SANTO AUGUSTO DÁ MAIS UM GRANDE PASSO PARA A INCLUSÃO

SANTO AUGUSTO DÁ MAIS UM GRANDE PASSO PARA A INCLUSÃO

Data: 10 de abril de 2024
O Auditório Eurico Prauchner do Sicredi mais uma vez se tornou o palco do Centro de Apoio e Atendimento Multiprofissional para Crianças com Transtorno do Neurodesenvolvimento, TE Abraça, dentro do Projeto Neurocidade. Na noite de terça-feira, 09 de abril de 2024, comerciantes, empresários, líderes religiosos e profissionais da área da saúde participaram de uma capacitação sobre neurodesenvolvimento conduzida pelo renomado Professor Dr. Geraldo Peçanha de Almeida.
Durante o encontro, foram abordadas as questões legais, comportamentos e emocionais das crianças e seus familiares, quando necessitam de atendimento no comércio, nas empresas e em diversos setores da sociedade. É importante lembrar que esse atendimento está respaldado pela Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Na ocasião, 75 empresas de diferentes setores receberam o selo da Neurocidade, garantindo que estão capacitadas e comprometidas com a inclusão, oferecendo atendimento prioritário.
Segundo Eliane Paier, Secretária de Educação e Coordenadora do Centro TEAbraça, “o objetivo principal desses encontros é proporcionar oportunidades e qualificação aos diversos segmentos da sociedade, visando aumentar o conhecimento sobre o neurodesenvolvimento. O Poder Público está cumprindo sua parte, e é fundamental que a sociedade esteja consciente de que estamos lidando cada vez mais com o aumento do número de crianças diagnosticadas e, consequentemente, com famílias que têm necessidades específicas. Precisamos acolher a todos. Atualmente, temos cerca de 300 famílias nessa situação e com tendência de aumento. As formações tiveram início em janeiro, capacitando autoridades dos poderes constituídos, todos os professores do território, bem como monitores e servidores das escolas municipais. Vamos continuar, com o esforço de todos, a linda história que Santo Augusto está mostrando para o mundo”.