REUNIÃO EM PREPARAÇÃO DA CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DISCUSSÕES EM PREPARAÇÃO PARA A CONAE – 2022

Data: 27 de setembro de 2021
Na manhã da última sexta-feira, 24-09 às 9h30, houve uma reunião Online, organizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Santo Augusto – SMEC, com a participação da diretoria do IFFAR – Campus Santo Augusto e representantes da Educação dos Municípios de São Valério do Sul e Campo Novo, para discussão da Organização da Conferência Intermunicipal em preparação para a Conferência Nacional de Educação – CONAE – 2022.
A CONAE tem por objetivo: I – avaliar a implementação do Plano Nacional de Educação – PNE, com destaque específico ao cumprimento das metas e das estratégias intermediárias; II – avaliar a implementação dos planos estaduais, distrital e municipais de educação, os avanços e os desafios para as políticas públicas educacionais. III – conclamar a sociedade brasileira para a elaboração e aprovação do novo PNE 2024-2034.
A Conferência Nacional de Educação tem 3 eixos de estudos que são: Eixo 1. O PNE 2024 – 2034: avaliação das diretrizes e metas; O Eixo 2. Uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade a serviço da Educação; O Eixo 3. Criação do SNE: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção.
Os participantes reuniram-se para pensar e planejar a etapa intermunicipal em preparação à CONAE – 2022. Na oportunidade foi apresentado aos participantes, como se dará a organização das discussões e avaliações das metas do Plano Municipal de Educação dos municípios – Eixo 1 – eixo este obrigatório, e também as discussões e proposições para o eixo escolhido pelo grupo a ser trabalhado – Eixo 2 – Uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade a serviço da Educação.
As contribuições e propostas ao Documento Referência serão analisadas e será formalizado documento na Conferência Intermunicipal de Educação que realizar-se-á no dia 07/12/2021.
– Instituto Federal Farroupilha – IFFar Campus Santo Augusto
Cleitom José Richter – Coordenador Geral de Ensino