REGIÃO CELEIRO EM DESTAQUE NO RANKING DE GOVERNANÇA E SANTO AUGUSTO ESTÁ EM EVIDÊNCIA 👏

Data: 3 de julho de 2023
(No levantamento estadual, Santo Augusto ficou na 22ª posição e Três Passos em 57º nos seus respectivos grupos)
Desenvolvido pelo Conselho Federal de Administração (CFA) é um Índice de Governança Municipal (IGM), que estabelece ranking entre as gestões municipais do país de acordo com dados de sua governança. Os números são extraídos de portais públicos como o DataSus, IBGE, entre outros bancos de dados.
A divulgação é feita todos os anos e para a análise, os municípios são divididos em oito grupos, de acordo com o número da população e o valor do Produto Interno Bruto (PIB).
Na Região Celeiro, os municípios se enquadram no grupo 1 e 2 (até 20 mil habitantes e PIB acima de R$ 17.123 milhões) e grupo 4 (de 20 a 50 mil habitantes e PIB acima de R$ 16.710 milhões).
Entre os municípios com população até 20 mil habitantes e com Produto Interno Bruto (PIB) acima de R$ 17.123 milhões, Santo Augusto está em situação de destaque na classificação, sendo detentor do IGM mais elevado de toda a microrregião. Outro ponto salutar atribuído à Cidade Pérola da Região Celeiro é o seu índice de desempenho, sendo este o maior entre os 21 analisados pelo jornal O Celeiro, sendo de 7,28.
A posição de Santo Augusto no ranking se destaca em comparativo a cidades de porte maior, como é o caso de Palmeira das Missões e Caxias do Sul.
O município também vem de uma crescente de posições. Em 2021, o IGM de Santo Augusto era de 6,78, tendo passado a 6,83 em 2022 e agora a 7,32 em 2023. Entre os integrantes do Grupo 2, a Cidade Pérola da Região Celeiro ocupa a 35ª posição.
O índice geral considera a análise das finanças, gestão e desempenho, envolvendo dados relacionados aos indicadores fiscais, investimentos, equilíbrio previdenciário, custo Legislativo, gestão de colaboradores, planejamento e transparência, e também informações sobre educação, saúde, saneamento e meio ambiente, vulnerabilidade da população e segurança.
(Fonte: Jornal O Celeiro)