Atendimento: (55) 3781 - 4362 Chefia de Gabinete

REEDIÇÃO DO GRUPO GESTAR

REEDIÇÃO DO GRUPO GESTAR

Data: 22 de abril de 2022
Na tarde do dia 20 de abril, quarta-feira foi realizado nas dependências do auditório do Sicredi, o primeiro encontro do grupo gestar, organizado pelas Secretarias de Saúde – SMS e de Habitação, Assistência Social e Cidadania – SEHAS, através das profissionais, Assistente Social, Aline Scheuermann, Enfermeira, Ana Laura Zuchetto Pizolotto e Coordenadora das Ações em Saúde, Julia Sperotto Flores.
O encontro teve como foco o cuidado e fortalecimento de vínculos entre mamãe, bebê, família e a comunidade, afim de criar um elo de cuidado e proteção, para as gestantes de suas famílias.
O Grupo tem como símbolo a Árvore da Vida, que representa o processo de gestar, as mudanças que a mulher passa nesse período e o elo entre a natureza (simbolizada pela mãe) e a criação da vida (representada pelo bebê) e o vínculo materno que perdura após o parto e amamentação.
Nesse primeiro encontro, a comunidade pode conhecer os profissionais e entidades envolvidas, os objetivos e ações que serão realizados, e a rotina dos grupos.
Após o acolhimento realizado pelas Secretarias Carolina e Márcia, pelo Vice-Prefeito Vanderlei e pela Prefeita Lilian e apresentação da proposta do grupo, o fisioterapeuta Lucas Hartmann realizou exercícios de respiração e orientações para as gestantes, em seguida, a convidada da tarde, ginecologista e obstetra Nádia Ceolin conversou com os participantes, sobre as mudanças no corpo e cuidados durante a gestação, e respondeu as dúvidas e anseios das gestantes presentes. Após, a terapeuta holística Lizete Liberato realizou meditação guiada, afim de relaxar e encerrar o encontro.
Por fim os participantes puderam saborear o lanche preparado pela equipe da SEHAS, e pensado pela nutricionista Simone Bledow, especialmente para as gestantes.
Os encontros ocorrerão até o mês de dezembro, sempre na última terça-feira do mês e serão realizados oficinas para a confecção do enxoval, exercícios de respiração orientados pelo fisioterapeuta, roda de conversa com profissionais de saúde, para orientação de cuidados e troca de experiências, lanche e encerramento com meditação guiada pela terapeuta holística.
Contamos ainda com apoio da equipe do Hospital Bom Pastor, para realizarmos visitas guiadas ao local de parto e voluntárias para realização de ecografia natural, maquiagem e fotos das gestantes!