O Auditório do Centro de Inovação foi o local escolhido para o 1º Encontro Técnico promovido pela Secretaria de Habitação, Assistência Social e Cidadania – SEHAS, com a participação das entidades e profissionais envolvidos no processo de Atendimento Socioassistencial em Santo Augusto. O encontro ocorreu na manhã de quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025.
De acordo com a Assistente Social Elenice Allebrandt, o objetivo do encontro foi aprimorar a colaboração entre as secretarias, instituições e órgãos, com o intuito de divulgar e facilitar o acesso aos serviços oferecidos pela assistência social, principalmente através dos CRAS, CREAS e da própria gestão municipal. “O encontro visa proporcionar uma comunicação eficiente entre todos os envolvidos, especialmente nos casos de maior complexidade, que exigem a articulação de serviços para apoiar as famílias em situações difíceis”, explicou.
O evento teve como foco a promoção do acesso aos serviços e a conexão entre os profissionais que atuam na área, visando resolver as questões emergentes. Durante o encontro, foram compartilhadas as ações dos programas PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) e PAEFI (Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos), além da entrega do livro “Do Vazio à Resistência”. Este livro foi produzido pelas usuárias dos serviços no período de 2021 a 2023, contando a história de vida de 25 famílias atendidas.
Além disso, os participantes apresentaram e discutiram os Protocolos de Gestão da Proteção Básica e de Média Complexidade, além da articulação com a rede socioassistencial, abordando as melhores formas de atuação integrada.
O encontro contou com a presença das Secretárias da SEHAS, Márcia Fucilini, e da SMS, Maristela Andrighetto Callai, do Presidente do Legislativo, Mauricio Duarte, e das servidoras do Executivo de Campo Novo, a Assistente Social Zaire e a Psicóloga Bruna. Estes profissionais compartilharam experiências e contribuíram para o enriquecimento das discussões.
Por: Celso Luiz Perussatto – Coordenador de Comunicação e Ouvidoria.