REALIZADA 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DE SANTO AUGUSTO

Data: 7 de julho de 2022
O CONSEA – Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, realizou no dia 06 de julho a 1ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional no município, com o tema “A Fome Voltou! Medidas Já”, a qual contou com a participação ativa do Poder Executivo, através da Prefeita Lilian e Vice Vanderlei, assim como secretários municipais, também da sociedade civil, representada pelo Lions Clube, das agroindústrias de panificação, usuários do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), assim como servidores municipais, alunos e professores do IFFar, e das escolas municipais.
O momento cultural foi por conta das famílias referenciadas ao CREAS com a belíssima apresentação “A vida aos pedaços”. O tema abordado pela representante do CONSEA Estadual, Cleonice Back tratou sobre o mapa atual da situação da fome no Brasil. Em seguida Isabel de Souza, assistente técnica da Regional de Ijuí da Emater, trouxe a palestra: Produção de Alimentos de Auto Consumo na Agricultura familiar e sua valoração.
Na parte da tarde foram apresentadas as políticas públicas realizadas no município pelos profissionais das áreas já citadas em relação a SAN (Segurança Alimentar e Nutricional), com dados, serviços, projetos, ações, assim como apresentação de trabalhos realizados por alunos do Instituto Federal Farroupilha sobre o assunto. As palestras e apresentações foram importantes para a produção de propostas e diretrizes para as políticas públicas a serem adotadas no âmbito local, estadual e nacional.
Agradecemos o Executivo Municipal pelo apoio, bem como os demais participantes e membros do Conselho que não mediram os esforços para que esse evento fosse possível. Ao Sicredi pela cedência do espaço, à Colônia feira do produtor e Feira Produtos da Terra pela disponibilização dos produtos para ornamentação do local, às Agroindústrias de Panificação, IFFar, Assistente Social Aline, Supermercado Santi e Emater pela cedência dos itens para composição da sacola com produtos oferecidos aos palestrantes.