PROTAGONISTAS ENTREGAM “CARTA DE SANTO AUGUSTO PELA INCLUSÃO” AO EXECUTIVO MUNICIPAL

Data: 24 de agosto de 2022
Nos últimos anos, as discussões em torno da inclusão de educandos com transtornos do neurodesenvolvimento e dificuldades de aprendizagem, resultaram em avanços inquestionáveis no âmbito das políticas públicas e normativas legais, sobretudo no tocante à educação e, mais especificamente, ao acesso e permanência dessas pessoas na escola.
Nos dias 18 e 19 de agosto de 2022, foi realizado no município de Santo Augusto, o Seminário Regional de Educação “Transtornos do Neurodesenvolvimento e Inclusão: Desafios e Possibilidades no Contexto Educacional”, organizado pelos concluintes do Curso de Pós-Graduação em Transtorno do Espectro Autista, do Instituto IECOS. Participaram do evento profissionais da Educação (equipes das Secretarias Municipais de Educação, Equipes diretivas, pedagogos, professores, secretários e monitores), da Saúde (médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicopedagogos), familiares de educandos, advogados, profissionais de Educação Física e da Assistência Social, de diversos municípios do Rio Grande do Sul, como: Boa Vista do Buricá, Crissiumal, Campo Novo, Chiapetta, Ijuí, Lajeado Bugre, Nova Ramada, Santo Augusto, São José do Inhacorá, Santa Rosa, São Martinho, São Valério do Sul, Sarandi, Três de Maio e Três Passos.
Durante o evento, todos os participantes foram provocados a produzir uma carta de intenções, com proposições de cada área de atuação para que a inclusão escolar ocorra de fato nos municípios. O idealizador da carta foi o professor Renato Pereira, doutor em Geografia, professor e gestor escolar. Participaram da escrita Eliane Paier – Secretária Municipal de Educação e Cultura de Santo Augusto, equipe pedagógica da SMEC Santo Augusto, Claudia Sperotto Ferreira Padilha e Joyce Carolina Ledur Dalmolin – psicólogas, Marisa Fucillini – fonoaudióloga, Tanize Tomasi – professora, Liliane Teresinha Feistel – pedagoga, Marlene Denti – professora.
Ao final do evento a CARTA DE SANTO AUGUSTO PELA INCLUSÃO foi aprovada pelos presentes. Esta carta objetiva levantar os principais aspectos e demandas, urgentes e necessárias, no campo da inclusão, considerando metas de curto, médio e longo prazo, necessários para a execução de cada uma das ações.
A carta possui 4 páginas com 30 ações e foi entregue no final da manhã desta quarta-feira (24-08), pela Secretária da SMEC Eliane Paier (representando todos os envolvidos), para a Prefeita Lilian Fontoura Depiere, a Secretária da Saúde Carolina Reinehr e da Assistência Social Márcia Fucilini. O documento seguirá agora os trâmites legais para a sua efetivação.
Santo Augusto é um dos poucos municípios do estado e país a produzir tal documento e estar avançando nesse processo tão importante que trata da inclusão.
A CARTA DE SANTO AUGUSTO PELA INCLUSÃO completa, está disponível no link:
(ou em imagens junto as fotos publicadas neste post)