PROMESSA DE CAMPANHA, ESCOLA CÍVICO MILITAR SERÁ REALIDADE ?? (Município de Santo Augusto foi contemplado com o projeto) ?

Data: 19 de maio de 2021
Em reunião realizada na tarde de ontem, 18 de maio em Porto Alegre, com o deputado Tenente Coronel Zucco (PSL), Deputado Ernani Polo (PP), Secretária de Educação Eliane Paier, Secretária de Financas Liziane Rotili Souza, ficou determinado que Santo Augusto será atendido e vai poder adotar o modelo cívico-militar.
Através da prefeita, Lilian Fontoura Depiere, o município manifestou formalmente o interesse pela adesão ao Termo de Cooperação firmado entre o Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), e da Secretaria de Educação.
O referido termo de cooperação visa permitir a utilização de servidores reservistas das corporações militares estaduais nas funções de monitor cívico-militar para o aprimoramento da cidadania dos alunos da rede pública municipal, em similaridade com as escolas militares da União e do Estado do Rio Grande do Sul.
Sendo uma promessa da campanha eleitoral, a Administração começou o mandato, focada nos objetivos a serem alcançados. Já no dia 14 de janeiro, a Prefeita Lilian entregou em mãos, ofício quando da vinda à Santo Augusto, do então Secretário de Educação do Estado Faisal Karam, em fevereiro foi assinado o termo de intenção e agora estamos na fase do termo de adesão com a confirmação na data de ontem e aguardando os trâmites burocráticos.
Esse projeto de implantação de ensino é do Governo do Estado, por iniciativa do Deputado Zucco, com 26 vagas no total.
O modelo da Escola Cívico Militar é uma cooperação entre o estado do Rio Grande do Sul, a Secretaria de Segurança Pública, e a Secretaria de Educação do Estado, onde os reservistas das corporações militares irão auxiliar no monitoramento dos alunos da rede municipal, sendo, portanto, um projeto do estado para as escolas da rede municipal.
Com relação à escola que será escolhida para abrigar o projeto, terá de preencher certos critérios de estrutura e situação sócio econômico da comunidade escolar.