PROGRAMA DO SEBRAE IMPULSIONA ECONOMIA E SIMPLIFICA BUROCRACIA EM MUNICÍPIOS DA REGIÃO NOROESTE

Data: 9 de abril de 2024
A dispensa de alvarás para diversas atividades econômicas promove crescimento e inovação nos municípios e Santo Augusto está em destaque.
No começo deste ano, uma análise feita pelo Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte revelou um avanço considerável em cinco municípios da região Noroeste, sob a orientação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-RS) por eliminar um número expressivo de atividades econômicas que necessitavam de licenças, como parte de uma iniciativa promovida pelo programa Cidade Empreendedora.
Destaque para: Carazinho, com 746 atividades dispensadas, Ijuí com 665, Santo Augusto com 629, Palmeira das Missões com 593 e Panambi com 560, foram reconhecidos nacionalmente.
Essa conquista é resultado do esforço e dedicação dos consultores do programa, que trabalharam na revisão das leis municipais com o objetivo de remover obstáculos burocráticos e conceder mais autonomia aos empreendedores locais. Essa revisão não apenas simplificou processos, mas também estimulou a atividade econômica, contribuindo para o desenvolvimento regional.
“Os números do programa Cidade Empreendedora refletem a transformação que está ocorrendo nos municípios, graças à revisão da legislação. Ao eliminar entraves burocráticos e conceder mais autonomia aos empreendedores, estamos melhorando a qualidade de vida de todos”, destaca Euclides Spies, Gestor de Políticas Públicas do SEBRAE-RS.
A dispensa de licenças para centenas de atividades econômicas não apenas simplifica a vida dos empreendedores, mas também fortalece a economia local, criando um ambiente propício para o crescimento e a inovação. Essa parceria entre o setor público e privado demonstra como ações conjuntas podem gerar impactos positivos e duradouros na comunidade.
Neste sentido, parabenizamos e reconhecemos o excelente trabalho que vem sendo realizado em Santo Augusto, através do Coordenador de Indústria, Comércio e Serviços, Marcio Vargas Fontoura, ligado a SEDECOM, dentro do programa Cidade Empreendedora.