Atendimento: (55) 3781 - 4362 Chefia de Gabinete

Programa “Assistir” duplicará recursos anuais para o Hospital Bom Pastor

Programa “Assistir” duplicará recursos anuais para o Hospital Bom Pastor

Data: 5 de agosto de 2021
O deputado Ernani Polo participou de lançamento, esta semana, no Palácio Piratini, do programa “Assistir”, apresentado pelo governador Eduardo Leite e pela secretária da saúde, Arita Bergmann, uma iniciativa que visa uma readequação dos incentivos hospitalares por parte do Estado, a fim de reequilibrar a distribuição de recursos.
A medida visa proporcionar mais transparência com base em critérios técnicos para definição de aportes nos repasses a instituições vinculadas ao Sistema Único de Saúde, para qualificar ainda mais os serviços, o que vai reforçar os aportes de recursos ao Hospital Bom Pastor, de Santo Augusto, que receberá R$2.826.270,00 por ano, um aumento de R$1.458.770,00 em relação ao valor atual.
“É uma notícia muito importante para a comunidade de Santo Augusto, pois teremos os recursos anuais para o Hospital Bom Pastor duplicados. Esta iniciativa, que já vínhamos trabalhando junto ao governo do Estado para ampliação dos recursos para a saúde é fundamental como um todo, para que tenhamos mais racionalidade na distribuição dos recursos e assim um melhor atendimento à população gaúcha.
O objetivo do programa é passar a distribuir incentivos hospitalares de forma equânime e transparente a todos os hospitais, independentemente do tipo de gestão, de maneira proporcional aos serviços entregues à população, observando a regionalização da saúde e a capacidade cada instituição.
Pelo novo método de distribuição dos incentivos, os hospitais contratualizados pelo Programa Assistir deverão prestar pelo SUS os seguintes serviços: porta de entrada (urgência e emergência), maternidade, maternidade de alto risco, ambulatório de gestação de alto risco, ambulatório de egressos de UTI neonatal, ambulatórios de especialidades, de doenças crônicas, de idosos e de feridas, leitos de saúde mental e de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), procedimentos e exames em oncologia, leitos de hospitais de pequeno porte e leitos de saúde prisional.