PREFEITURA E DEFESA CIVIL ESTÃO SOLICITANDO A DOAÇÃO DE VÁRIOS ITENS PARA O MUNICÍPIO DE SEDE NOVA ⚠️

Data: 13 de julho de 2023
Devido aos grandes danos causados com o temporal que atingiu a Cidade de Sede Nova durante esta quarta-feira, a Prefeitura Municipal e Defesa Civil de Santo Augusto pedem a colaboração dos munícipes para doarem: alimentos não perecíveis; cobertores; colchões, roupas e calçados diversos; água potável; velas; lonas; materiais de limpeza e higiene.
Quem puder, favor entregar na Secretaria de Habitação, Assistência Social e Cidadania – SEHAS durante o dia desta quinta-feira (13), inclusive AO MEIO-DIA.
—————
O município de Sede Nova foi devastado por um temporal na tarde desta quarta-feira (12). Praticamente todo o perímetro urbano da cidade contabiliza estragos que incluem destelhamento de prédios públicos, estabelecimentos comerciais e residências, além da queda de árvores e postes, inclusive com veículos atingidos e pessoas feridas.
Pelo menos seis pessoas precisaram de atendimento médico após ficarem feridas durante o temporal. Cinco foram removidas ao Hospital de Caridade de Três Passos – elas sofreram desde escoriações a fraturas pelo corpo. Um homem também foi levado ao Hospital Santo Antônio de Tenente Portela com suspeita de fratura na clavícula e ferimentos leves na cabeça.
Conforme a coordenadora da Defesa Civil em Sede Nova, Rejane da Costa, o temporal iniciou por volta das 14h30min. “Foi um momento de muito horror. Nós estávamos na Secretaria de Assistência Social com mais ou menos umas 20 pessoas e só escutava barulho de árvore caindo, parede caindo e telhado voando”.
As informações preliminares são de que alguns dos feridos estavam no prédio da Assemis que ficou destruído. Toda a parte do centro administrativo municipal, que está instalado provisoriamente junto à Escola Raimundo Almeida, foi afetada. Estruturas de pelo menos três unidades de recebimento de grãos instaladas na cidade ficaram destruídas.
A Defesa Civil municipal montou uma base junto ao salão paroquial católico onde distribui lonas e acolhe os desabrigados. Equipes da Defesa Civil na região também foram mobilizadas e trouxeram lonas para o município. Junto ao salão é ofertado pouso aos desabrigados e alimentação. Estão sendo providenciados colchões secos e forros de cama.