PREFEITO NALDO REFORÇA PEDIDO DE PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NO COMBATE À COVID-19 E À DENGUE

Data: 7 de abril de 2020

Em recente manifestação nas redes sociais, após confirmação do primeiro caso de COVID-19 em Ajuricaba, o prefeito Naldo Wiegert mandou uma mensagem especial para a comunidade santo-augustense. Disse que apesar de não termos casos suspeitos em Santo Augusto, a circulação do vírus está se aproximando, motivo pelo qual ele reforçou o pedido para que os munícipes cumpram as medidas preventivas estabelecidas pelo Decreto Estadual nº 55.154.

“Por isso eu rogo que aqueles que puderem permanecer em casa, que fiquem em casa, principalmente os idosos. E aqueles que não podem ficar em casa, que cumpram com todas as regras de higienização necessárias, importantes para que o vírus não se dissemine. As empresas que têm sua atividade no rol das atividades essenciais devem cumprir o que consta no decreto em relação à prevenção. Também há cartazes com esta orientação à disposição dos comerciantes junto à portaria do Centro Administrativo Municipal. Nós queremos deixar uma mensagem especial, pois a nossa Secretaria Municipal de Saúde está preparada para atender, diagnosticar e encaminhar qualquer caso suspeito de Coronavírus que nós tivermos. E caso tenhamos necessidade, o Hospital Bom Pastor está preparado para isolar uma ala para qualquer caso suspeito. Além disso, o hospital dispõe de quatro respiradores e mais três equipamentos de anestesia que possuem respiradores. Eu tenho a convicção de que não será necessário utilizar esta estrutura que mencionei, mas caso houver, temos também a rede estadual de UTIs para realizar os encaminhamentos. Mas, como relatei, temos condições de manter aqui em Santo Augusto por vários dias, se for necessário, algum caso que precise ser mantido em regime de ventilação mecânica até o encaminhamento. Assim respondo ao questionamento da comunidade sobre o fato de não termos UTI, mas termos a infraestrutura necessária para mantermos um paciente em condições de sobrevivência até encaminharmos para uma UTI.” – disse o prefeito Naldo.

Outro assunto que preocupa o gestor é o crescente número de casos de dengue, uma vez que as campanhas de conscientização sempre foram mantidas nas mídias da Prefeitura Municipal.
“Nós estamos pedindo para que a comunidade mantenha seus pátios e jardins limpos. Que evitem os criadouros do mosquito da dengue. Nos casos que são identificados, estamos realizando o protocolo necessário para eliminar estes focos. A comunidade também é responsável, a prefeitura está fazendo o que lhe compete, mas a limpeza dos pátios é responsabilidade dos cidadãos. Cada um deve exercer a sua cidadania, sua responsabilidade para que Santo Augusto volte à normalidade.” – enfatizou o prefeito Naldo.