Atendimento: (55) 3781 - 4362 Chefia de Gabinete

PREFEITA E COMITIVA CUMPREM EXTENSA AGENDA EM PORTO ALEGRE

PREFEITA E COMITIVA CUMPREM EXTENSA AGENDA EM PORTO ALEGRE

Data: 13 de julho de 2023
A Prefeita Lilian Fontoura Depiere, acompanhada da Secretária de Educação e Cultura Eliane Paier e a integrante da Unidade Central do Controle Interno, Elenize Depiere Friedrich estiveram no período de 11 a 13 de julho, cumprindo agenda em várias esferas do Governo do Estado.
Inicialmente, a prefeita esteve reunida na Sede da Famurs com prefeitos e representantes da Agconp (Associação Gaúcha de Consórcios Públicos), a fim de discutir o encaminhamento da proposta à Secretaria Estadual de Saúde do Estado sobre a contratação de médicos reguladores para atuarem junto ao sistema Gercon (sistema de consultas especializadas do SUS), para diminuir consideravelmente as filas de espera.
Em seguida ocorreu reunião no gabinete da Secretária de Estado da Saúde, Arita Bergmann, esclarecendo os últimos detalhes desta parceria entre Estado e Consórcio para a ação que irá agilizar as consultas nas diversas especialidades que os municípios estão inscritos. Também foi apresentado aos participantes um estudo preliminar do Departamento de Gestão da Atenção Hospitalar (Dgae) que mapeia os serviços, como ultrassonografia, dermatologia, reumatologia e pediatria, entre outros, que hoje são oferecidos pelos consórcios em cada região e as necessidades de saúde já identificadas e consideradas importantes de serem atendidas. O levantamento leva em conta a produção de serviços em 2022.
Juntamente com a Secretária Eliane, estiveram na SEDUC, onde discutiram duas pautas, sendo uma delas relacionadas ao Programa das Escolas Cívicos Militares, o qual irá continuar e esclarecendo que os programas que foram extintos, são aqueles ligados ao Programa Federal. Outra pauta muito importante para nossa comunidade e região foram as últimas tratativas sobre a cedência ao Município do Ginasião de Esportes pertencente à Escola Estadual Santo Augusto, o Ginásio, onde temos o intuito de melhorar a sua infraestrutura e fazer o PPCI para podermos novamente realizar importantes eventos e competições municipais e regionais.
Já na Casa Civil, aconteceu reunião com os deputados Aloísio Classmann, Zilá Breitenbach, os secretários de Estado Ernani Polo, Juvir Costella e o secretário Chefe da Casa Civil Artur Lemos juntamente com prefeitos da Amuceleiro discutindo assuntos referentes as obras da nossa região. Uma das pautas foi sobre o asfalto que vai ligar São Valério do Sul à Santo Augusto, o qual os secretários garantiram que a obra vai acontecer, porém, a empresa vencedora da licitação não irá realizar a obra e uma nova licitação irá acontecer, com previsões para as obras iniciarem no ano de 2024.
Convidados pela Aegea (Empresa que oficialmente adquiriu a Corsan), estiveram juntamente com prefeitos da região ouvindo uma explanação sobre o plano de trabalho da empresa junto aos municípios.
Importante pauta também aconteceu junto ao Tribunal de Contas, onde, com muita honra Santo Augusto foi um dos poucos municípios do estado gaúcho a ser convidado pelo TCE-RS para participar do lançamento do programa Educa Mais RS, que teve a participação de renomados especialistas e técnicos do Tribunal, permitindo discutir práticas e alternativas de soluções baseadas em evidências, para que se possa ter avanços no aprendizado para um maior número de alunos, além de ser uma oportunidade de compartilhar boas experiências com os demais participantes.
Finalizando, aconteceu na Famurs “o encontro com os prefeitos (as)”, onde foram debatidos: saneamento básico e os desafios dos prefeitos; consequências da terceirização da saúde; decreto 56939 adesão à programas estaduais para recebimento de recursos; reforma tributária.