PERFURADO 💦 POÇO ARTESIANO 💧 NA LOCALIDADE DA SANTINHA

Data: 23 de junho de 2023
Em um convênio da Administração Municipal com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, no projeto de combate à seca, à Prefeita Lilian, Vice Vanderlei, Secretários Aquiles, Valdomiro e o Assessor Frizzo estiveram conferindo com a empresa responsável, JJ Poços Artesianos, a perfuração de um poço artesiano na propriedade da família Antonow, localizado na comunidade da Costa do Turvo que atende a rede da Nossa Senhora da Saúde (Santinha), sendo o segundo poço na localidade que possui cerca de 50 famílias de usuários, as quais tem enfrentado a escassez do líquido precioso.
Eugênio Frizzo destaca que: “esse convênio foi assinado no ano passado, onde o Governo do Estado financia recursos para a perfuração do poço, com os custos da instalação por conta da Prefeitura”.
Na mesma região, existem outros poços como da Corsan e da empresa Bruma, tendo essa nova perfuração, seguido o critério do distanciamento.
No momento estão sendo feitos os testes com a perfuração de 160 m de fundura, atingindo o Lençol Freático (é a camada superior das águas subterrâneas, que se encontra, geralmente, em pequena profundidade), com uma qualidade muito boa, tendo a instalação da bomba com uma profundidade de cerca de 50 m.
O projeto continua em andamento e estamos no aguardo da análise, físico, química da água para posterior liberação, o que deve ocorrer até o final deste ano, finaliza o Assessor Frizzo.