NOTA DA PREFEITURA ESCLARECE SOBRE PRESENÇA DE 🐝 ENXAME DE ABELHAS EM RESIDÊNCIAS

Data: 17 de janeiro de 2024
🐝 A Administração Municipal, por meio desta nota, busca esclarecer à comunidade que, em situações de enxames de abelhas em residências, é de responsabilidade dos moradores contratar os serviços de um apicultor. A proliferação desses enxames é mais comum entre os meses de novembro e fevereiro.
🐝 Embora o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Sedecom) sejam contatados regularmente por moradores, é importante ressaltar que essas entidades não têm a obrigação legal de remover os enxames nem possuem os equipamentos necessários para tal. A responsabilidade pela remoção adequada da colmeia recai sobre o próprio proprietário.
🐝 A Vigilância Sanitária e o Setor de Meio Ambiente municipal esclarecem aos munícipes que a retirada de abelhas, marimbondos e outros animais, não faz parte de suas competências. Na maioria dos municípios, incluindo Santo Augusto, não existe legislação ou servidor específico designado para lidar com essa situação. Portanto, a remoção dos enxames é exclusivamente responsabilidade dos cidadãos e não do setor público.
🐝É importante ressaltar que em nossa cidade há pessoas envolvidas na apicultura que se disponibilizam a resolver esse tipo de situação. A colaboração da comunidade é fundamental para garantir um ambiente seguro e equilibrado para todos.
A 📷 imagem é meramente ilustrativa!