MUNICÍPIO DE SANTO AUGUSTO ADQUIRIU ÁREA PARA IMPLANTAÇÃO DE PEDREIRA

Data: 12 de fevereiro de 2019

Conforme já amplamente divulgado, uma das aquisições do município de Santo Augusto, com recursos oriundos da operação de crédito contratada junto ao BADESUL, foi um britador móvel, o qual já foi licitado e em breve estará sendo entregue para o município. O britador adquirido possibilitará a britagem de materiais rochosos, como pedra basáltica e cascalho, possibilitando a separação deste material em diversos tamanhos, através de um conjunto de peneiras que compõem o equipamento de britagem, materiais estes que serão utilizados na construção e reconstrução de estradas, formando uma base mais resistente e uniforme, garantido maior durabilidade e qualidade ao pavimento.

Para garantir o suprimento de pedra basáltica, o município adquiriu uma área rural de 3,6 hectares do Sr. Tiago Áquilla Camargo, situada na localidade de Passo da Lage, pelo valor de R$ 157.680,00, área esta que se destinará à implantação de uma pedreira municipal, cujo o potencial de produção foi atestado por geólogo contratado pelo município.

A escritura pública foi lavrada na sexta-feira, dia 01 de fevereiro, e contou com as presenças do prefeito Naldo Wiegert, vice Marcelo Both, secretário da SMOV Ivo Oliveira e também o Sr. Tiago Camargo. O próximo passo será o processo de licenciamento ambiental da área, bem como registro junto ao DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral) e contratação de empresa para desmonte de rocha, possibilitando a implantação e operação da pedreira.

Além de melhorar a qualidade do trabalho executado nas estradas vicinais, ruas dos bairros e acessos ao município, este processo irá trazer uma considerável economia, uma vez que o custo de obtenção dos materiais rochosos diminuirá, possibilitando que o material britado seja utilizado também em outras obras que venham a ser executadas pelo município.