Atendimento: (55) 3781 - 4362 Chefia de Gabinete

MOBILIZAÇÃO PARA A SEMANA MUNDIAL O BRINCAR ⛹️‍♀️🏃‍♂️ – VEM PRA RODA – 🤸‍♀️🏃‍♀️NO RITMO DO BRINCAR!

MOBILIZAÇÃO PARA A SEMANA MUNDIAL O BRINCAR ⛹️‍♀️🏃‍♂️ – VEM PRA RODA – 🤸‍♀️🏃‍♀️NO RITMO DO BRINCAR!

Data: 11 de junho de 2024
Entre os dias 25 de maio a 02 de junho de 2024 se comemorou a Semana Mundial do Brincar e todas as oito escolas da rede municipal de ensino de Santo Augusto, através da Secretaria de Educação (SME), desenvolveram atividades voltadas a “resgatar esse brincar na infância”, promovida, desde 2009, pelo movimento “Aliança pela Infância”, em conjunto a uma Rede de Organizações voltadas aos direitos da criança na primeira infância, cujos propósitos convergem aos da REPI-RS, principalmente em relação à construção de estratégias e meios que assegurem à infância o desenvolvimento pleno de cada criança.
A Rede Estadual Primeira Infância do RS – REPI/RS, criada em novembro de 2023, é composta por organizações da sociedade civil, do poder público e da iniciativa privada, bem como por pessoas que atuam em prol dos direitos das crianças na primeira infância (0 a 6 anos), direta ou indiretamente.
Sendo o brincar um dos mais importantes direitos das crianças, a REPI-RS instituiu a Comissão Temática do Brincar, que tem como objetivo refletir, debater, sistematizar e produzir conhecimento sobre o tema do brincar, bem como promover e acompanhar ações e políticas referentes ao tema.
O tema deste ano proposto pelo movimento Aliança pela Infância, é um convite a estendermos as mãos para uma grande roda de cidades brincantes, sugerindo a chamada: “Vem pra Roda – No Ritmo do Brincar”. A Semana Mundial do Brincar
tem o potencial para possibilitar aos cidadãos e cidadãs da sua cidade a alegria, o encontro, e a fruição dos espaços e equipamentos públicos com segurança, liberdade, expressividade e imaginação.
O brincar é um direito da criança, afirmado pela Convenção dos Direitos da Criança da ONU, pela Constituição Federal (art. 227), pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e pelo Marco Legal da Primeira Infância (Lei 13.257/2016). Recentemente, dois importantes marcos fortaleceram ainda mais esse direito: em 20 de março deste ano, a Lei nº 14.826, foi promulgada, estabelecendo a parentalidade positiva e o direito ao brincar como estratégias intersetoriais de prevenção à violência contra crianças em nosso país, e em 25 de março, a Assembleia geral das Nações Unidas (ONU), adotou uma resolução histórica, designando o dia 11 de junho como o dia internacional do brincar, visando promover a conscientização sobre a importância do brincar a nível global.
Entre os argumentos para a afirmação desse direito está o papel que o brincar exerce no desenvolvimento físico, psíquico, emocional e social das crianças, além de ser a atividade própria da infância.
Estamos nos dando as mãos, numa grande roda para assegurar que o brincar esteja presente na vida das crianças. Destacamos dois trechos disponíveis no site do movimento Aliança pela Infância, que nos convida a refletir sobre “a roda” como um espaço onde se aprende a dar as mãos, exercitando a arte de compartilhar a vida de maneira orgânica.