LEI MUNICIPAL Nº 1.945, DE 12/09/2007 DECLARA FERIADOS MUNICIPAIS

Data: 23 de junho de 2022
✍️ Conforme aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores e sancionada e promulgada pelo Ex-Prefeito CARLOS LEODONY ANDRIGHETTO (In Memoriam), Santo Augusto tem as seguintes datas consideradas feriados municipais de acordo com o que dispõe a Lei nº 9.093, de 12.9.1995:
I – Sexta-Feira de Paixão, data variável;
II – dia de Corpus Christi, data variável;
III – dia de Santa Joana D’Arc, 30 de maio;
👉IV – DIA DE SÃO JOÃO BATISTA, PADROEIRO DA PARÓQUIA CATÓLICA, 24 DE JUNHO.
Dia de São João: 🔥
São João é conhecido como o “Santo Festeiro”, essa festividade faz parte das tradicionais comemorações das Festas Juninas do país, que são celebrações no mês de junho marcadas por danças, pratos típicos e brincadeiras.
Alguns símbolos bastante conhecidos nas celebrações são a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha, o manjericão e a quadrilha.
Origem do Dia de São João e da Festa Junina:
O Dia de São João é celebrado em 24 de junho, por ser a data tradicionalmente atribuída ao nascimento de São João Batista.
Existem duas possíveis explicações para a origem do termo Festa Junina. A primeira é pelo fato das comemorações ocorreram durante o mês de junho. Já a segunda teoria afirma ser uma homenagem direta a São João. No princípio, em alguns países da Europa, a festividade era chamada de Festa Joanina.