LEGISLATIVO REPASSA AO EXECUTIVO, VALORES RESTANTES DO ORÇAMENTO DE 2021

Data: 4 de janeiro de 2022
A devolução dos valores, remanescentes do orçamento recebido pela Câmara de Vereadores de Santo Augusto em 2021, foi realizada, na casa legislativa, no dia 31 de dezembro, na presença do prefeito em exercício, Vanderlei Carpes Martins, do presidente do Poder Legislativo, Omar Angelo Santi, e dos vereadores Cesar Paulo Philippsen, Ederson Fucilini e Glades de Fátima Vaz Bertollo.
Em seu pronunciamento, o presidente da Casa destacou que o Legislativo teria o direito de receber 7% da receita líquida do município, mas que não chegam a receber 5% e, apesar disso, conseguiram devolver o montante de R$ 1.227.831,20, remanescente do total repassado para o ano de 2021. De acordo com Santi, em julho a Câmara já havia devolvido o valor de R$ 748 mil, quantia que seria destinada à construção de uma sede própria, mas foi entregue à administração municipal para investimento no Hospital Bom Pastor, na Secretaria de Habitação e Assistência Social, realização de reformas em moradias e melhorias na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), na Associação Santo-Augustense de Proteção aos Animais e Meio Ambiente (ASAPAN) e no Lar dos Idosos.
Santi concluiu afirmando que a sobra significativa no orçamento só ocorreu em razão da boa economia realizada pela Casa e a gestão eficiente dos recursos públicos. O Poder Legislativo sugere que a Administração de Santo Augusto utilize o dinheiro devolvido na construção de habitações e, também, na resolução de problemas relacionados ao fornecimento e utilização de água em algumas localidades do interior do município.
O prefeito em exercício, Vanderlei Carpes Martins, comentou sobre a importância da implementação de uma política pautada no diálogo e boa relação entre os poderes Executivo e Legislativo. Segundo Martins, as sugestões da Câmara serão consideradas e, inclusive, já estão no planejamento de ações do Poder Executivo.